O transporte de pequenas cargas recebeu forte impulso nos últimos anos com o incremento do comércio eletrônico realizado pela internet. Nesse sentido, os veículos utilitários ganharam importância nesse mercado, uma vez que são ideais para a maioria dos produtos comercializados dessa forma.
Esses veículos possuem características que os tornam vantajosos quando comparados com aqueles que realizam o transporte de grandes volumes, como caminhões e carretas. Na verdade, muitas situações de logística são viabilizadas com o emprego de utilitários.
Quer saber mais? Continue a leitura e descubra que cargas transportar por meio de veículos utilitários.
O que é o transporte de pequenas cargas?
Para além das carretas e caminhões que constituem a grande força do transporte rodoviário de carga nas estradas brasileiras, existe ainda o chamado transporte de pequenas cargas. Esse tipo de transporte também transita pelas estradas, mas principalmente pelas ruas do ambiente urbano das cidades.
Com o crescimento do comércio eletrônico (compras pela internet), a demanda pelos serviços de entrega de pequenas cargas elevou-se significativamente. Nesse sentido, além dos veículos profissionais para esse tipo de transporte, observa-se ainda uma tentativa de suprir essa necessidade com veículos de passeio.
É um esforço informal e sem condições de apresentar a eficiência necessária. De todo modo, o transporte de pequenas cargas é o serviço de coleta, transporte e entrega de mercadorias em volumes menores, utilizando veículos de pequeno porte, como motos, utilitários e caminhões menores.
O que são utilitários?
De maneira geral, os utilitários são os veículos de carga de menor capacidade que os caminhões, porém muito adequados para um bom desempenho nesse serviço. Normalmente circulam pelos centros e bairros urbanos realizando o transporte de cargas mais leves que, reunidas, podem totalizar até 1.200 quilos.
Os utilitários tradicionais para o transporte de pequenas cargas são constituídos principalmente pelas vans e pelos furgões, veículos que também transitam pelas estradas entre as cidades próximas. Caracterizam-se pela agilidade no deslocamento e por sua capacidade de chegar a regiões de difícil acesso para veículos de grande porte.
Quais as cargas que podem ser transportadas por utilitários?
Os utilitários geralmente realizam o seu carregamento a partir de uma central de distribuição. Esta, por sua vez, pertence a um único fornecedor, como grandes lojas, por exemplo, ou atende a diversos fornecedores menores.
Atualmente, com o aumento de marketplaces (sites com espaço de venda para diferentes fornecedores), boa parte das entregas para os consumidores fica por conta do transporte de pequenas cargas. Assim, entre os produtos que mais comumente podem ser transportados estão, entre outros:
- alimentos;
- bebidas;
- medicamentos;
- brinquedos;
- eletrônicos;
- eletroeletrônicos;
- móveis;
- confecções.
Nesse segmento de atuação econômica, é bem comum encontrar profissionais em início da atividade realizando o transporte de pequenas cargas, de modo limitado ao perímetro urbano, isto é, dentro da cidade. No entanto, não há impedimento para que o profissional opere em área mais ampla, intermunicipal.
Além disso, os veículos de carga de pequeno porte também podem realizar outros tipos de serviços e atividades. Veja a seguir algumas costumeiramente realizadas, alguns a partir de transformações dos veículos:
- carretos e mudanças a frete;
- transporte de mobiliário doméstico e comercial;
- atendimento a demandas extras de distribuição;
- apoio logístico para profissionais liberais;
- comercialização de alimentos porta a porta;
- implementação de food truck.
Quais as vantagens dos veículos de pequenas cargas?
O transporte de pequenas cargas atende a diferentes mercados, como você viu. Quando comparado àqueles de cargas maiores, que fazem uso de grandes caminhões e carretas, apresenta algumas vantagens que merecem ser destacadas. Acompanhe!
Menor consumo de combustível
Além de serem menores, os veículos que realizam o transporte de pequenas cargas operam com cargas mais leves. Também apresentam maior eficiência na utilização do combustível quando são comparados com caminhões e carretas e, portanto, seu consumo final é menor.
Maior facilidade de manutenção
Veículos de transporte menores, encontram peças e serviços de manutenção mais facilmente no mercado e, geralmente, a um custo menor. Em muitos casos, existem instalações especializadas nesses veículos, facilitando ainda mais a manutenção indispensável.
Facilidade para estacionar
Uma vez que são menores, esses veículos estacionam com mais facilidade nas grandes cidades, tanto pela menor exigência de espaço, como pela facilidade de manobra. Isso torna as entregas mais ágeis, embora boa parte da permanência estacionada em serviço seja bem curta.
Ausência de restrição de rota
Caminhões médios e pesados comumente sofrem restrições de circulação em determinadas áreas de grandes cidades, para não dificultar o trânsito urbano. Esse é um inconveniente que não ocorre com os veículos de menor porte, uma vez que podem circular mais livremente.
Versatilidade para o motorista
Os veículos utilizados no transporte de pequenas cargas constituem modelos cuja habilitação para dirigir é mais facilitada. Assim, podem ser conduzidos por profissionais com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.
Mais adequados para urgências e produtos frágeis
Com maior versatilidade e agilidade para se programar, os utilitários permitem atendimentos de urgência, com entregas pontuais expressas. Do mesmo modo, conseguem realizar o transporte de materiais frágeis mais facilmente.
Como transportar pequenas cargas adequadamente?
Como todo negócio, para alcançar o sucesso no transporte de pequenas cargas é preciso ser organizado a partir de um bom planejamento. Assim, considere os seguintes aspectos para conduzir sua atividade da forma mais adequada:
- Avalie o mercado e defina a área onde você atuará inicialmente.
- Defina o modelo de veículo mais adequado às suas previsões.
- Faça um planejamento inicial da infraestrutura que será necessária: considere um local para o(s) veículo(s), outro para atendimento de seus clientes e o que mais for necessário segundo o modelo logístico que escolher adotar.
- Dimensione o seu pessoal e defina o perfil adequado para o trabalho que será conduzido.
- Avalie os custos fixos e variáveis envolvidos com a atividade.
- Defina um modelo de apresentação de seu negócio.
- Faça uso das facilidades que a tecnologia oferece.
Como você pôde ver, o transporte de pequenas cargas vem recebendo um grande incremento em suas demandas, facilitadas por sua agilidade e capacidade de atendimento às entregas urgentes. Transita com facilidade comumente nas áreas urbanas e nas rodovias, especialmente entre as cidades próximas. Sua adoção oferece uma série de vantagens para o setor, mas deve ser implementada de forma planejada e organizada.
Você já tem experiência com o transporte de pequenas cargas? Registre seu comentário ou simplesmente informe se gostou deste post.