Existem tipos de caminhões para as mais diversas finalidades de uso. Os tipos de carga são especificidades que devem ser avaliadas nessa escolha, assim como o trajeto a ser percorrido e as restrições de tamanho para algumas regiões. Enquanto alguns são mais indicados para perímetros urbanos, outros são ideais para percorrer as estradas, por exemplo.
Os caminhões podem ser classificados conforme tamanho e capacidade máxima de peso ou de cubagem. Dessa forma, um veículo que carrega uma carga de 5 toneladas pode não ser indicado para transportar 10 toneladas.
O objetivo deste conteúdo é mostrar quais são os principais tipos de caminhões e para quais cargas eles são mais indicados. Quer saber se você está adequado? Continue a leitura!
Qual é o veículo ideal para cada tipo de carga?
Compreender as especificidades logísticas do negócio é essencial para definir o tipo correto de caminhão e garantir a eficiência e a segurança necessárias no transporte rodoviário de cargas. O resultado de uma escolha inteligente evita a sobrecarga ou a subutilização do caminhão. Veja o tipo de caminhão certo para as diferentes cargas!
Veículo urbano de carga (VUC)
O VUC é um veículo de menor porte, mais indicado para trafegar em áreas urbanas, já que suas características são específicas:
- largura máxima de 2,20 metros;
- comprimento máximo de 7,20 metros;
- fabricação a partir de janeiro de 2005;
- limite de emissão de poluentes;
- capacidade de carga de até 3 toneladas.
Caminhão semipesado
Também chamado de toco, esse tipo de caminhão semipesado tem eixo simples na carroceria, ou seja, um eixo traseiro e outro frontal e pode ter até seis pneus — quatro na traseira (eixo duplo) e dois na dianteira. É o veículo escolhido para mudanças, distribuição de carga seca e caçamba de areia e cascalho. Suas principais características são:
- capacidade de carga de até 6 toneladas;
- peso bruto máximo de 16 toneladas;
- comprimento máximo de 14 metros.
Caminhão pesado ou trucado
O carro trucado, também conhecido como caminhão 6×2, tem o eixo duplo na carroceria, ou seja, eixos acoplados para aumentar seu poder de carga sem comprometer seu desempenho. O eixo traseiro deve obrigatoriamente receber a força do motor. Quando os dois eixos traseiros são tracionados, é chamado de caminhão traçado. Veja suas principais características:
- capacidade de carga de 10 a 14 toneladas;
- peso bruto máximo de 23 toneladas;
- comprimento de 14 metros.
Carreta
Nas carretas a força do motor (motriz) fica no cavalo mecânico (rodas de tração e cabine do motorista) e a segunda estrutura recebe a carga. O cavalo mecânico pode ser acoplado para carregar diferentes tipos de carga. Cada módulo é denominado semirreboque. Essas composições precisam respeitar a CMT dos caminhões, seguindo os comprimentos e pesos brutos máximos permitidos pela legislação. Confira alguns modelos a seguir.
Cavalo Mecânico Trucado ou LS
Apesar de ser parecido com o modelo de cavalo mecânico, o Cavalo Mecânico Trucado tem o eixo duplo em seu conjunto para aumentar o poder de carga em relação a sua versão mais simples. Assim, o peso é distribuído em mais rodas e gera menos pressão no asfalto, aumentando a vida útil dos pneus.
Carreta 2 e 3 eixos.
- 2 eixos: tem um cavalo mecânico e um semirreboque com 2 eixos cada, seu peso bruto máximo é de 33 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros;
- 3 eixos: além do cavalo mecânico, esse tipo de caminhão tem o semirreboque com 3 eixos. Seu peso bruto máximo é de 41,5 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.
Carreta cavalo trucado
O cavalo mecânico tem 3 eixos e seu peso bruto máximo é de 45 toneladas, com comprimento máximo de 18,15 metros. Ele é indicado para viagens longas e com cargas pesadas ou de grande quantidade, como grãos, madeira, combustível e outros tipos de produtos.
Bitrem ou treminhão
O bitrem tem grande capacidade de carga, com 7 eixos que suportam um peso bruto total de 57 toneladas. Os semirreboques podem variar entre os tracionados ou com cavalo mecânico trucado. Assim como o modelo anterior, ele também pode ser utilizado para cargas pesadas e que precisam ser entregues em locais mais distantes.
Rodotrem
É uma combinação de dois semirreboques com 9 eixos que suportam um peso bruto total de 74 toneladas. O veículo que interliga os semirreboques é chamado dolly e só pode ser tracionado por um cavalo mecânico trucado.
Devido às suas especificidades, esse tipo de caminhão não se enquadra nas regras de limite de peso e dimensão estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) na Resolução 210/06. Por isso, a empresa que precisa fazer uso do rodotrem deve ter uma Autorização Especial de Trânsito (AET) emitida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Quais são os tipos de carga a serem transportados?
Os tipos de carga precisam ser considerados ao escolher o caminhão a ser usado. Afinal, como podemos ver, são muitas configurações possíveis de carroceria e o uso correto do veículo pode influenciar diretamente o seu desempenho e os custos do trajeto e de manutenção do caminhão. As carrocerias mais utilizadas são:
- baú simples — carroceria fechada para transporte de carga seca embalada (caixas, sacas, fardos). Por isso, é mais utilizado em mudanças residenciais e comerciais e para o transporte de materiais que demandam maior proteção contra intempéries;
- grade baixa — também utilizada para cargas secas soltas, mas a carroceria é menos protegida por ser aberta. Assim, é mais usada para o transporte de produtos resistentes, chapas de aço, materiais de construção e madeira, por exemplo;
- graneleiro — indicado para o transporte de cargas secas a granel que não demandam invólucro (cereais, grãos, fertilizantes e adubos, por exemplo). Também é usado para carregar produtos para a construção civil;
- baú refrigerado ou frigorífico — é apropriado para cargas de alta perecibilidade (carnes, congelados, laticínios e produtos frescos para o consumo, por exemplo), que exigem a manutenção de temperaturas específicas e a proteção irrestrita contra intempéries;
- tanque — carroceria própria para o transporte de líquidos a granel (água potável, leite e combustível, por exemplo);
- baú sider — tem uma abertura lateral que facilita o deslocamento de produtos paletizados, engradados e caixas que não demandam proteção contra intempéries. Pode ser fechado por lona;
- caçamba basculante — permite a descarga por escoamento traseiro, por isso é indicada para o transporte de areia, cascalho, terra, brita e outros materiais de construção a granel, assim como grãos;
- porta contêiner — incomum, mas muito seguro para produtos que não podem ser expostos, é usada principalmente em zonas portuárias, locais mais burocráticos para liberação de cargas. É de fácil manuseio (carga e descarga), mas demanda uma fixação própria nos veículos.
O que considerar ao comprar um veículo para frota?
Além de entender os tipos de caminhões que podem ser utilizados na sua empresa, é necessário decidir sobre quais os modelos escolhidos para fazerem parte da sua frota. Para auxiliar, confira alguns aspectos que devem ser considerados antes de fechar uma compra:
Planejamento do investimento
Antes de comprar um dos tipos de caminhões listados acima, é preciso fazer um bom planejamento que precisa responder dúvidas como:
- “Quanto posso gastar com esse investimento?”;
- “Tenho espaço para armazená-lo”;
- “Ele é realmente necessário nesse momento?”.
Ao responder essas questões, você poderá seguir para os próximos pontos.
Avaliação rigorosa dos veículos
Faça uma visita aos caminhões que deseja comprar e realize uma análise da sua qualidade e tamanho. Aproveite para fazer perguntas ao responsável pelos veículos sobre manutenção e dicas para um melhor uso e conservação do veículo.
As necessidades da empresa
Qual será a finalidade dos caminhões? Eles serão usados ativamente pela empresa ou servirão como veículos reserva? A frota atual realmente não está dando conta? É importante entender as necessidades da empresa para evitar que, em vez de um investimento, a nova frota se torne um prejuízo.
O desempenho e custo de manutenção do veículo
O tipo de caminhão que você comprará é potente e atenderá às suas demandas? Além disso, confira qual será o custo de manutenção e procure saber se existe um veículo com o mesmo desempenho, porém, com um custo-benefício melhor.
Também verifique a disponibilidade de peças para o seu modelo, já que nem todas as empresas do mercado conseguem oferecer peças para reposição de todos os modelos de forma ampla. Caso o contrário, o seu conserto sairá mais caro.
Tipo de carga a ser transportada
Que tipos de materiais você transportará no veículo? Procure saber com a empresa que fará a venda dos caminhões se é possível fazer o transporte de tais materiais, já que ele pode não ser potente o suficiente ou precisar de uma caçamba e equipamentos especiais.
Forma de pagamento
Depois de o caminhão ser escolhido, é preciso escolher a forma de pagamento ideal para seu bolso. Ao comprar muitos caminhões de uma vez, pode se tornar impossível fazer o pagamento à vista, mas sempre opte por essa opção quando der.
Também é possível se utilizar de financiamentos, no qual o valor total do veículo é dividido em parcelas, que podem ou não ter acréscimo de juros. O pagamento de cada parcela deve ser feito mensalmente.
Caso a sua empresa não esteja precisando dos veículos tão rapidamente, você poderá optar por realizar um consórcio, no qual é feito um pagamento fixo mensal. São realizados sorteios todos os meses e o ganhador poderá sair com o veículo que comprou mesmo sem terminar de pagá-lo.
Outra forma de aquisição de caminhões é por meio do leasing, que funciona como se fosse um aluguel: são pagas parcelas mensais com um determinado valor e o pagante poderá utilizar o veículo por um tempo determinado. Após o período, é possível transferir a titularidade do caminhão para a sua empresa, mediante o pagamento de valor residual.
Os benefícios de transportar uma carga com o veículo adequado, entre os diversos tipos de caminhões, abrangem maior segurança nas estradas e eficiência logística, além de eficácia no consumo de combustível, menor volume de manutenção e maior produtividade.
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