Atraso na entrega é uma condição que está no topo das reclamações dos clientes (finais ou empresariais). Isso significa que esse problema vai além de lojas virtuais e empreendimentos B2C. Afinal de contas, até mesmo transferências de insumos entre matriz e filial de qualquer empresa precisa cumprir os prazos para evitar problemas de produção.
Nesse sentido, em qualquer atividade logística, as consequências relacionadas aos atrasos podem prejudicar a continuidade do negócio, uma vez que coloca a confiança dos clientes em risco, causando prejuízos financeiros.
Por isso, nós elaboramos este material com recomendações úteis sobre as principais causas de atraso nas entregas. Logo depois, algumas soluções que podem ser aplicadas no seu setor logístico. Confira.
O que causa atrasos na entrega?
Para saber como evitar o descumprimento de prazos, é importante saber quais são as principais causas relacionadas às falhas nas entregas dentro do período estipulado.
Falta de produtos em estoque
Vender um item que não está no estoque é uma falha grotesca, pois coloca a reputação da empresa em risco. Para isso, um sistema de gestão de armazenagem é essencial. Entradas e saídas de produtos devem ser atualizadas em tempo real para evitar a solicitação de mercadorias na última hora.
Demandas logísticas
Empresas podem sofrer com gargalos logísticos devido ao aumento da demanda. Por isso, todo o fluxo operacional deve ser analisado e planejado para garantir que as operações de rotina sejam executadas com eficiência.
Falta de comunicação entre frota e central
Sem comunicação entre central e frota, dados fundamentais ficam restritos aos motoristas até que eles retornem à sede. Problemas que surgem no meio da estrada precisam ser compartilhados imediatamente para que a tomada de decisão da empresa seja ágil.
O contato pode ser realizado via telefone ou por meio de uma ferramenta de gerenciamento de entregas. Há recursos de ponta que monitoram as frotas em tempo real, localizam caminhões e cargas e acompanham as entregas.
Problemas climáticos e de tráfego
Alagamentos, neblinas, congestionamentos e trânsito lento são fatores naturais que comprometem as entregas. Ainda que o clima atmosférico não dependa do ser humano, a atuação estratégica que considera essa condição, é capaz de evitar problemas logísticos. Com um planejamento adequado relacionado à previsão do tempo e às condições das vias de trânsito, você aumenta a probabilidade de sucesso nas entregas.
Erros informativos
De endereço incompleto (sem pontos de referência), a erros de digitação. Vindos do vendedor ou dos clientes, quando uma transportadora recebe dados insuficientes, é provável que a mercadoria não chegue ao destino correto, ou chegue com atraso.
Quais são os impactos dos atrasos de entrega no seu negócio?
As causas dos atrasos são inúmeras, e não se limitam às causas mencionadas acima. Independentemente disso, você precisa ter em mente que essas falhas comprometem as vendas, as solicitações de frete e a satisfação dos clientes.
Uma boa parte do público pode ser compreensiva. Mas, se o problema persiste, certamente os consumidores perderão a confiança na sua empresa.
O prazo de entrega afeta diretamente a retenção de clientes. Aqueles que vivenciaram atrasos na primeira entrega certamente não farão o pedido novamente. Imagine o impacto que isso pode ter em sua lucratividade e preferência mercadológica. Isso explica porque algumas transportadoras são tão bem-sucedidas, enquanto outras não crescem.
Como evitar atrasos na entrega?
O processo de entrega envolve diversos procedimentos diferentes para evitar atrasos. Pensando nisso, reunimos algumas recomendações indispensáveis. Confira.
Reveja os processos internos
A essência da demora na entrega não tem a ver com o transporte em si, mas sim com a gestão da cadeia de suprimentos. É necessário analisar cada etapa para solucionar falhas e gargalos operacionais. Nesse sentido, a reorganização estratégica do estoque de chegada, acondicionamento e saída é a melhor forma de aumentar suas chances de sucesso.
Conheça as rotas com maior tráfego
O trajeto escolhido nem sempre é definido com atenção pelo gestor de entrega. Durante o caminho podem acontecer atrasos devido a acidentes, alagamentos, engarrafamentos, falhas mecânicas, pane elétrica, entre outros fatores. Além disso, o monitoramento em tempo real precisa de atrasos e melhora a tomada de decisão da central.
Alguns recursos como Google Maps e GPS potencializam o gerenciamento das operações logísticas com precisão. Isso permite que a equipe acompanhe todas as etapas do transporte, permitindo que rotas sejam alteradas para contornar as adversidades no trajeto.
Adote métodos de acondicionamento apropriados
Deixar os produtos devidamente acondicionados evita avarias, impactos e quebras. Isso também ajuda no processo de entrega, pois o item adquirido pelo cliente tende a estar em boas condições no estoque, evitando uma reposição emergencial para que a entrega seja realizada.
Portanto, é fundamental adotar práticas de acondicionamento corretas, como otimizar espaços para movimentações e acondicionamento e respeitar as regras de empilhamento máximo. Assim, as mercadorias ficarão estáveis durante os processos de carga e descarga.
Cuide da separação dos pedidos
A separação equivocada pode gerar atrasos, avarias e custos elevados com o transporte das mercadorias. Por isso, esse procedimento precisa ser executado com eficiência para que os produtos cheguem ao cliente em perfeito estado e dentro prazo.
Para isso, a separação deve ser cadenciada respeitando procedimentos operacionais e burocráticos, como:
- coleta do pedido no estoque;
- emissão da nota fiscal;
- empacotamento;
- conferência dos dados de destino;
- roteirização do trajeto;
- escolha do veículo mais adequado para a operação.
Utilize sistemas de roteirização de trajetos
Com o auxílio de ferramentas práticas é possível rastrear cargas em tempo real. Além disso, alguns desses recursos permitem que a central bloqueie o veículo e a carroceria em caso de desvios não programados. Essa solução favorece o monitoramento de todas as etapas de distribuição, pois proporciona mais segurança às suas mercadorias e evita atrasos nesse sentido.
Invista em tecnologia de ponta
A tecnologia também deve atuar nos bastidores da empresa para garantir que todo o fluxo operacional seja ágil e eficiente. Nesse sentido, o software de gestão logística pode realizar funções de rotina com precisão e rapidez, garantindo que a equipe possa atuar em tarefas estratégicas para aprimorar a experiência do cliente.
Existem também dispositivos essenciais na era da logística moderna, como a utilização de aparelhos coletores/leitores de dados, códigos de barras e QR Code. Tais recursos garantem praticidade aos processos internos, o que impacta na distribuição das mercadorias e minimiza atrasos na entrega.
Como visto, as causas mais comuns de atraso na entrega podem ser facilmente solucionadas por meio do planejamento estratégico e do investimento em ferramentas tecnológicas de ponta. O segredo está em pensar na melhoria operacional da empresa a fim de tornar a experiência do cliente satisfatória. Assim, pedidos e fretes tendem a aumentar devido ao crescimento dos índices de sucesso e fidelização.
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