Saiba como aplicar a Metodologia 5S na sua empresa

Metodologia-5S
Em qualquer segmento empresarial, a ausência de planejamento e organização pode prejudicar as atividades de rotina e causar muitos atrasos, desperdícios e falhas. E no setor logístico não é diferente, tornando necessário fazer a aplicação da metodologia 5S. Isso porque a cadeia de suprimentos demanda controle e precisão para conduzir com eficiência todos os procedimentos e grande volume de demandas e informações. Garantir o sucesso de armazenamento e distribuição alinhados é indispensável para a competitividade do negócio. Por isso, muitos gestores têm utilizado esse método, para obter mais produtividade, segurança e excelência no local de trabalho. Quer saber como funciona a aplicação da metodologia 5S e seus benefícios? Então, acompanhe este conteúdo e descubra por que você precisa utilizar essa técnica na logística da sua empresa.

O que é a metodologia 5S?

Surgiu no Japão, mais precisamente nos anos 50, com o intuito de estimular o progresso do país, arruinado após a Segunda Guerra Mundial. Com resultado garantido, esse método foi considerado o maior instrumento de gestão da qualidade, sendo adotado em diversas nações. Sua aplicação favorece a melhoria contínua, pois organiza o ambiente empresarial e orienta os profissionais envolvidos a fim de otimizar processos, diminuindo desperdícios e elevando a eficiência das operações. O “5S” é composto por cinco princípios que devem ser aplicados na rotina do negócio. Entenda o significado de cada um.

1. Seiri — Senso de Utilização

É o primeiro passo da metodologia. Nele, é avaliado o que é útil e o que deve ser eliminado. Para isso, é feito um mapeamento dos equipamentos, ferramentas e materiais a fim de eliminar o que não funciona ou o que não agrega valor. Ou seja, o objetivo desse senso é evitar desperdícios e excessos, mantendo apenas as coisas essenciais.

2. Seiton — Senso de Organização

É utilizada para organizar ambientes a fim de que tudo seja acessado rapidamente, com facilidade e praticidade. Itens simples como etiquetas de identificação, estantes e painéis otimizam o tempo e melhoram a comunicação da equipe. O Seiton também ajuda na diminuição de objetos dispensáveis no estoque, eliminando coisas que não funcionam. Além disso, identifica procedimentos que não influenciam no resultado final.

3. Seiso — Senso de Limpeza

A finalidade do Seiso é eliminar sujeiras e objetos estranhos do local de trabalho, assim como reforçar a importância da higiene dos demais ambientes da instituição, como banheiros, cozinha e lavatório. Dessa forma, o risco de contaminação é reduzido e os equipamentos são higienizados da forma correta, criando um ambiente mais saudável e seguro. Esse senso também favorece a imagem pessoal dos profissionais, incentivando o cuidado com a boa aparência. Por consequência, esse resultado beneficia a imagem da empresa no mercado.

4. Seiketsu — Senso de Padronização

No Seiketsu são estabelecidas rotinas e procedimentos que refletem os três sensos anteriores (utilização, organização e limpeza). Nele, os processos são adaptados e ganham ações alinhadas com a metodologia 5S. Assim, padrões são definidos para estabelecer o novo modelo a ser seguido na empresa.

5. Shitsuke — Senso de Autodisciplina

Por último, esse senso orienta para a mudança que será adotada na companhia e que fará parte da cultura organizacional. O Shitsuke também tem o objetivo de aperfeiçoar a relação profissional e oferecer mais autonomia à equipe. O objetivo é que cada funcionário acate os valores da metodologia, a fim de eliminar fiscalizações constantes por parte da liderança.

Quais são os benefícios da metodologia 5S?

Como visto, essa técnica de gestão pode transformar o departamento de logística do seu negócio. Para ter uma percepção mais transparente de tudo isso, reunimos todas as vantagens da metodologia 5S para o setor logístico. Veja:
  • aproveitamento do espaço do armazém;
  • aproveitamento total dos recursos e economia;
  • ambiente mais limpo e organizado, o que beneficia a execução das atividades;
  • facilidade no controle de estoque;
  • redução de imprevistos e acidentes;
  • serviços entregues com maior rapidez e qualidade;
  • simplificação da rotina de transporte;
  • qualidade de vida para a equipe, gerando motivação e engajamento para todos os envolvidos;
  • prolongamento da vida útil da frota.

Como fazer a aplicação da metodologia 5S na empresa?

Sem mais delongas, vamos aos passos para implementar esse método na operação logística da sua instituição.

Acredite no potencial do 5S

Antes de começar, você, gestor logístico, precisa compreender o poder de mudança que a metodologia 5S tem. Portanto, estude a fundo sobre ela e leia cases de sucesso para elaborar uma apresentação atrativa para a equipe sobre os benefícios que essa implementação terá na empresa.

Crie uma comissão de controle

Recrute alguns colaboradores para a comissão de implantação do 5S. Mostre a eles a importância do novo sistema para conduzir os processos logísticos com eficiência. Esse pessoal será responsável pela fiscalização de qualidade e por ajudar o restante do time na melhoria contínua das ações tomadas em cada um dos cinco sensos da metodologia. Antes de montar uma equipe responsável, veja se os integrantes serão multiplicadores das novas ideias. Logo, eles precisam acreditar nelas e assumir o compromisso de colocá-las em prática.

Avalie os pontos críticos da empresa

A primeira atividade da comissão é maiores gargalos da empresa, com base na metodologia 5S. É necessário fazer uma análise crítica da rotina da companhia e identificar quais pontos merecem mais atenção. Essa preparação é muito importante, pois nem sempre o gestor tem uma percepção panorâmica das dificuldades da equipe e dos elementos a serem melhorados. Por exemplo, a desorganização pode não ser causada pelos funcionários, mas pelo excesso de objetos no local de trabalho. Isso pode ser facilmente solucionado com senso de utilização, o Seiri.

Comece a implementar o programa

Nessa etapa, os sensos são finalmente implementados em ordem. Isso porque um “S” leva ao próximo, o que permite seguir um roteiro coeso para avaliar e otimizar elementos úteis, como limpar e remover desperdícios, normatizar a prática e promover a autodisciplina. A propósito, até os responsáveis pelo transporte de cargas devem acatar essas premissas. Ou seja, todos os colaboradores devem estar envolvidos com essa causa — não mais somente o time que compõe a comissão de implantação. O objetivo é que todos saibam que o 5S é uma filosofia, e não uma mera ferramenta de gestão.

Adote sistemas de avaliação

Após aplicar todos os sensos, faça uma avaliação periódica para saber se a metodologia está sendo seguida com sucesso por todos. Crie um sistema de acompanhamento para permitir que o funcionários reflitam sobre seus hábitos e condutas no setor logístico. Assim, você os ajuda a manter o novo padrão sempre presente na empresa. Viu só como é relativamente fácil a aplicação da metodologia 5S? Ao colocá-la em prática, você terá uma logística mais enxuta e organizada, propícia ao surgimento de ideias e melhorias constantes. O segredo está em acompanhar todos os sensos regularmente para garantir a qualidade dos processos e orientar a equipe de forma adequada. Gostou deste conteúdo? Que tal aprimorar seus conhecimentos sobre gestão empresarial? Conheça 8 dicas de como diminuir a taxa de absenteísmo.

Compartilhe este post

plugins premium WordPress