Rastreamento de cargas: entenda quando esse sistema é necessário!

Rastreamento-de-cargas

Empresas de logística competitivas são conhecidas por manterem investimentos em tecnologias que reduzem custos e riscos. Uma delas é o sistema de rastreamento de cargas, que auxilia o negócio a entender em detalhes as rotas feitas pelos seus veículos e a tomar medidas que minimizem os incidentes enfrentados no dia a dia.

Para ajudar a ter uma visão completa sobre essa solução e como ela funciona, preparamos este texto. Continue a leitura e veja como essa ferramenta auxilia empresas a terem um fluxo de gestão logística mais robusto!

O que é um sistema de rastreamento de cargas?

Trata-se de uma solução de logística que permite à empresa identificar onde um veículo está em tempo real. Ele conta com um GPS e um software para manter contato com o automóvel durante todo o trajeto. Nos sistemas mais modernos, também há recursos para identificar o uso de veículo, como dados de consumo de combustível, paradas e até mesmo a abertura de portas.

Por que esse sistema é importante?

Segurança e precisão são dois grandes desafios para quem trabalha com logística. Afinal de contas, a empresa deve trabalhar continuamente para evitar que desperdícios aconteçam e que incidentes atrapalhem os seus resultados. Quando isso ocorre, as medidas preventivas diminuem os prejuízos e agregam valor aos serviços.

O sistema de rastreamento de cargas se insere entre as medidas que podem ser integradas para dar mais segurança e precisão ao dia a dia do negócio. Com ele, a empresa entenderá exatamente como as suas cargas são transportadas e os principais cenários de riscos. Isso traz benefícios como:

  • melhor rastreamento de cargas: com um rastreamento preciso e em tempo real, os profissionais de gestão saberão exatamente quando desperdícios e atrasos aconteceram, permitindo a otimização dos fluxos de trabalho;
  • mais segurança em longas viagens ou no transporte de objetos de alto valor: se o veículo é rastreado em tempo real, as chances de um roubo causar prejuízo permanente serão muito menores, pois a empresa encontrará o automóvel rapidamente;
  • mais agilidade em entregas: as empresas que rastreiam os seus veículos identificam quais fatores contribuem mais para atrasos e aplicam medidas de prevenção efetivas, o que otimiza as rotas e dá mais competitividade à marca.

Quando o sistema de rastreamento é útil?

A utilidade de um sistema de rastreamento aparece em vários cenários. Compreender cada um deles ajuda o negócio a fazer um investimento mais orientado, afinal os gestores saberão exatamente os impactos positivos que terão. Veja como essa ferramenta melhora o seu fluxo de trabalho a seguir!

Transporte de cargas de alto valor

Essa é uma atividade que pode atrair grandes lucros para uma empresa ao mesmo tempo em que a coloca em risco contínuo: caso algum vazamento ocorra, o negócio pode ser vítima de assaltos e roubos.

O sistema de rastreamento de cargas minimiza as chances de tais ações serem efetivas. Como apontamos, ele ajuda no rastreamento rápido de cargas. Isso desincentiva ações violentas contra a empresa enquanto amplia as chances de itens roubados serem encontrados rapidamente.

Rotas inseguras

As rotas de entrega são uma preocupação contínua para quem trabalha com a gestão de logística. Elas colocam o motorista, o seu auxiliar e os produtos transportados em risco. Por isso, é fundamental sempre montar caminhos que sejam mais seguros para os times.

O sistema de rastreamento de cargas ajuda o negócio a ter uma visão completa sobre quais rotas levaram a mais incidentes. Esses dados podem ser utilizados para auxiliar os times a evitar lugares perigosos. Encontrar um caminho adequado para levar os produtos de seus clientes aos destinatários será algo muito mais simples.

Prevenção de riscos

Essa é uma ação fundamental para quem trabalha com gestão de logística. Ela pode ser utilizada para minimizar as chances de incidentes acontecerem, maximizando os lucros.

O sistema de rastreamento permite aos times entender melhor que locais são conhecidos pelo maior índice de incidentes. Isso permite otimizar, a médio e longo prazo, as suas rotas, evitando áreas que são conhecidas por terem problemas frequentes. Como consequência, os prejuízos serão muito menos frequentes.

Como escolher uma boa ferramenta de rastreamento de frotas?

Para escolher uma solução de rastreamento de frotas, a empresa deve estruturar um planejamento de ponta que considere as demandas internas e as soluções disponíveis no mercado. Além disso, precisa ter como base as metas de médio e longo prazo.

Esses passos ajudam o negócio a buscar uma solução alinhada com o seu perfil e de alto custo-benefício. Ou seja, amplia o retorno sobre o investimento. Entre as medidas que devem ser adotadas na hora de investir em um sistema de rastreamento de cargas, podemos apontar:

  • entenda o perfil do negócio: isso ajuda os times a terem uma ferramenta que pode ser totalmente integrada aos fluxos de trabalho da empresa, além de otimizar a busca por funcionalidades especiais;
  • busque uma solução com credibilidade no mercado: essa decisão ajuda a encontrar uma ferramenta com baixo nível de risco a médio e longo prazo;
  • conheça o suporte do fornecedor: auxilia o negócio a sempre ter o apoio necessário em momentos críticos;
  • avalie as regras de compliance e de privacidade digital da marca: essa análise ajuda a empresa a encontrar uma ferramenta alinhada com as suas normas internas;
  • considere as possibilidades de integração com soluções de TI: isso será fundamental para ampliar as possibilidades de uso da ferramenta.

Toda empresa de logística passa por desafios diários. Muitos deles envolvem buscar um ambiente de trabalho mais seguro e preparado para lidar com as demandas do mercado atual. Para minimizar os problemas, os gestores devem apostar em medidas que ajudam na melhoria da competitividade da marca.

O investimento em um sistema de rastreamento de cargas é uma delas. Essa ferramenta garante aos times de gestão a habilidade de rastrear todos os veículos em tempo real, reduzindo riscos operacionais. Por isso, não deixe de apostar nessa solução para o seu dia a dia!

Gostou dessas dicas e quer saber mais sobre o que pode ser feito para otimizar a sua empresa de logística? Então, assine já a nossa newsletter!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress