Eficiência, economia e produtividade: essas são as qualidades mais buscadas por um ambiente operacional, seja no armazém, seja nas estradas. Por isso, aproveitamos o momento para responder a uma dúvida comum aos nossos leitores. Afinal de contas, vale a pena comprar plataforma elevatória?
Como perceberá durante a leitura, trata-se de um implemento estratégico para os veículos da sua frota, pois é capaz de oferecer velocidade e segurança no trabalho dos seus operadores. Agora, não perca tempo e acompanhe para descobrir mais sobre o tema!
O que é uma plataforma elevatória?
A gestão de frotas exige uma série de competências do profissional em questão. Entre as mais importantes, destacamos a capacidade de identificar bons investimentos, que sejam capazes de melhorar a rotina dos funcionários, ao agilizar as tarefas e trazer economia em longo prazo.
Basicamente, esse é o objetivo de uma boa plataforma elevatória. Como sugere o nome, esse equipamento é utilizado no dia a dia dos operadores, facilitando a carga e descarga de mercadorias que estejam no baú ou caçamba do caminhão.
Tecnicamente, a plataforma é um equipamento eletro-hidráulico, que pode ser instalado tanto na traseira como na lateral do veículo, a depender do modelo ou preferência do comprador. Além disso, o equipamento é fabricado em aço e alumínio, combinando durabilidade e leveza operacional.
O mercado apresenta uma boa variedade de modelos, mas o destaque fica para a versão fabricada pela Dhollandia, que além de ser uma líder global, oferece um modelo capaz de elevar 1 tonelada ― em comparação à maioria das alternativas no mercado, que apresenta uma capacidade operacional entre 200 e 500 kg.
Da forma como percebemos, esse é o tipo de equipamento que alavanca a qualidade dos seus serviços, pois interfere diretamente na velocidade das suas operações. Além disso, o uso da plataforma reduz drasticamente o índice de acidentes no seu ambiente de trabalho.
Por que vale a pena comprar plataforma elevatória?
Como apontamos inicialmente, esse é um investimento que vale a pena por trazer economia, eficiência e produtividade. Mas também é importante destacar outros dois fatores: a competitividade e a segurança. Entenda!
Economia, eficiência, produtividade e segurança
A redução de custos é um objetivo especial para qualquer gestão que entende a importância de tornar sua operação cada vez mais enxuta. O investimento em plataformas aos veículos da sua frota é capaz de trazer essa economia sob dois aspectos: o aumento da produtividade e a redução de acidentes.
Quanto mais rápida as operações de carga e descarga, menos tempo ocioso na operação, o que, em longo prazo, equivale a mais tempo útil dedicado àquilo que realmente importa: os deslocamentos e serviços. Em um segundo momento, há uma redução de custos decorrentes de acidentes.
Afinal de contas, a lesão de um colaborador representa um déficit operacional na sua equipe, exigindo reposicionamento ou até mesmo uma nova contratação. A instalação de plataformas diminui essa probabilidade, preservando a economia de maneira preventiva.
Competitividade
Por fim, destacamos um fator que merece atenção especial. Como em um efeito cascata, os ganhos em segurança impactam a eficiência, estimulam a produtividade e promovem economia. Mas, no fim das contas, esse aprimoramento geral é visto como um aumento na qualidade dos seus serviços.
A operação se torna mais rápida, segura, barata e produtiva, o que acaba refletindo na percepção do consumidor. Percebe? A instalação das plataformas melhora sua atuação no mercado e faz com que você se diferencie das empresas concorrentes que não contam com o mesmo equipamento.
Como garantir a qualidade no transporte de cargas?
Essa é a pergunta de ouro para qualquer gestão. Felizmente, nós temos algumas respostas que podem ajudar na qualificação da sua jornada. Veja!
Otimização
A otimização é um conceito importante para qualquer atividade gerencial. Basicamente, é o termo utilizado para descrever o conjunto de estratégias para extrair o máximo de produtividade do que você tem em mãos, seja um orçamento, seja a equipe de funcionários.
No transporte de cargas, é fundamental extrair toda a eficiência proposta pelos operadores, evitando a ociosidade de uns e a sobrecarga de outros. Nesse sentido, a plataforma elevatória pode ser bastante útil, pois o equipamento permite que a carga e descarga sejam feitas por apenas um funcionário, com toda a segurança possível.
Pontualidade
Respeitar prazos e condições é uma característica determinante para o sucesso no transporte de cargas. Quanto maior sua pontualidade, transparência e respeito aos prazos, maior a fidelização gerada no contratante, que priorizará seu contato nos próximos serviços.
Logicamente, é impossível operar com total previsibilidade, pois o trânsito está repleto de percalços que podem prejudicar seu planejamento inicial. Mas isso não significa abrir mão da dela. Até porque ainda existem questões que estão sob seu controle, como horários de saída, paradas planejadas, rotas selecionadas, daí por diante.
Planejamento
Já aqui, tocamos em um ponto complementar ao anterior, com foco especial ao planejamento de rotas, paradas, descansos e abastecimentos. Como você sabe, esse é um planejamento amplo, que deve considerar os desafios da entrega e as prioridades para o sucesso da operação, como menor tempo até o destino ou melhores condições de trajeto.
Como em toda gestão, será necessário tomar decisões delicadas em determinados momentos, como a escolha de uma rota relativamente insegura para privilegiar o tempo de entrega, ou o contrário, uma rota com boa infraestrutura para preservar o caminhão, mas aceitando a possível expiração do prazo.
Armazenagem
Da saída ao destino, as mercadorias devem ser preservadas. Curiosamente, uma das fontes mais comuns de insatisfação apontam para a baixa qualidade das embalagens utilizadas nas operações de transporte. Por isso, é importante se diferenciar, não apenas com bons materiais, mas com boas técnicas de armazenamento.
Por último e mais importante, o investimento em soluções que facilitem a sua operação. A tecnologia existe sob a forma de investimentos estratégicos, como a contratação de um software que determina o melhor posicionamento das cargas, a aquisição de caminhões modernos e mais econômicos e a decisão de comprar plataforma elevatória.
Agora que você conhece os pontos necessários para alavancar a qualidade dos seus serviços, veja como podemos ajudar sua operação nessa jornada. Para tanto, basta acessar nosso portal e falar com nossa equipe!