Depois que um produto é finalizado, é realizada a liberação para entregar no destino solicitado pelos clientes. No entanto, essa operação é tão simples de ser feita. Isso porque existem critérios de transporte que precisam ser seguidos, e é aí que surgem os tipos de frete, bem como suas diferenças e modalidades de carregamento.
Cada opção se destaca em um recurso que as companhias utilizam para — além de despachar a mercadoria para o destino — tentar reduzir os custos operacionais e cumprir as recomendações de conferência de órgãos fiscalizadores.
Pensando nisso, reunimos os principais tipos de frete e opções de carga mais promissoras do momento. Veja.
Tipos de frete
Conheça as categorias de carretagem e suas diferenças.
Normal
É quando a transportadora busca a mercadoria no remetente e a entrega ao destinatário sem envolver outras empresas logísticas na operação. É o frete mais comum e frequente em relação aos demais.
Frete CIF
O maior diferencial do CIF (Custo, Seguro e Frete, em português) é que o compromisso do envio e do pagamento do serviço vem do próprio fornecedor da carga. Ou seja, aquele que embarca os produtos.
No entanto, isso não significa que o frete será grátis para o comprador. Nesse caso, o remetente pode cobrar o valor gasto na logística integrando o custo no preço final da mercadoria.
Frete FOB
Ao contrário do CIF, no FOB (Livre a Bordo, em português) quem adquire os itens fica responsável pelo transporte. Essa é uma operação feita pelos segmentos B2B — empresas que vendem para empresas.
Ou seja, a função do fornecedor encerra no momento em que a compra é feita. Portanto, o destinatário é quem negociará o processo logístico e os custos de envio: desde optar pelo melhor seguro de carga até a contratação do serviço de entrega.
Subcontratação
Na subcontratação, a transportadora contrata outra empresa para enviar a carga. Essa colaboração é uma maneira de ampliar a área de atendimento com eficiência e prazos menores, o que é bom para o cliente.
Redespacho
Muito parecido com a subcontratação. A diferença é que as viagens são feitas em dois passos:
- a própria transportadora leva a mercadoria entre os pontos A e B;
- a empresa logística assume o transporte dos itens no trecho seguinte, B até C.
Redespacho intermediário
Aqui a trasportadora acionada pelo consumidor não fará a coleta e não entregará o produto no destino final. Por exemplo, uma empresa contratada fará o percurso de A até B, outra instituição solicitada pelo cliente levará do ponto B até C e então uma terceira companhia finalizará o processo, levando do ponto C até D.
Lotação
A carga lotação também é conhecida como carga fechada. Apresenta grande volume, ocupa todo o espaço do caminhão (ou grande parte da carroceria) e é despachada direto do local de origem até o seu destino.
Fracionada
A carga fracionada é um pedido pequeno e com poucos itens. Dessa forma, o caminhão é carregado com as mercadorias de vários clientes, com diversos destinos de entrega na operação de distribuição.
Multimodal
Por fim, esse tipo de frete é feito por meio de dois ou mais modais de transporte. Os usados no nosso país são: rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário e dutoviário.
Esse processo precisa de um Operador de Transporte Multimodal (OTM), que fica encarregado pela operação até a entrega final do produto. Para isso, ele contrata as transportadoras para cada modal e emite um documento específico denominado Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas (CTMC).
Modalidades de carregamento
Além dos tipos de frete, existem modalidades de carregamento interessantes. Conheça as mais promissoras do momento.
Cargas em temperaturas baixas
Nesse tipo de carga, existem mercadorias resfriadas ou congeladas. A exemplo de produtos perecíveis, como frutas e legumes, é preciso que sejam mantidos a temperaturas reduzidas para preservá-los. Também é importante seguir as normas da vigilância sanitária.
Um refrigerador para caminhão é ideal para essa operação. É importante investir em um revestimento adequado para o interior do veículo, bem como em máquinas e outras estruturas para garantir um bom resfriamento.
Já nas cargas congeladas há a presença de gelo, o que conserva sua durabilidade e conserva as propriedades nutricionais. Aqui, vale citar a carne congelada, assim como alimentos industrializados, como batatas, hambúrguer, nuggets, pão de queijo etc. Nesse caso, o baú frigorífico precisa apresentar uma média de temperatura entre -15°C e -20°C, a fim de fazer viagens mais longas sem comprometer esses produtos.
Medicamentos
Transportar medicamentos é outra opção interessante para você, pois é um processo especializado e grande parte das transportadoras não tem interesse em atender diversos critérios legais para lidar com essa atividade.
É trabalhoso regularizar os documentos necessários, pois exige a contratação de farmacêuticos responsáveis pelo acompanhamento da cadeia de distribuição, mas vale muito a pena no fim das contas.
Isso porque o diferencial entre um transporte comum e medicamentos é que o seu cliente não encontrará transportadoras especializadas com facilidade. Assim, você tem uma concorrência reduzida e pode praticar um preço justo de frete, além de manter um vínculo profissional com sua clientela por mais tempo.
Cargas líquidas não perigosas
O segmento de cargas líquidas não perigosas não faz apenas o transporte de água potável, mas também entrega refrigerantes, sucos e outras bebidas. É preciso pesquisar a região mercadológica local para saber se existe uma demanda significativa.
Para entregar leite ou suco natural, é necessário estar próximo ao campo. Muitos laticínios precisam entregar seu produto em tambores, pois alguns transportadores não têm equipamento adequado. Isso demanda um investimento considerável por parte da transportadora, mas pode ser o que você precisa para ganhar destaque no mercado.
No caso da água potável, a situação é mais simples, existem regiões do país em que a falta de água é frequente e, estar disposto e preparado para atender a essa solicitação no momento ideal é o segredo para a lucratividade. Em contrapartida, não saber quando haverá novos pedidos pode ser um problema.
Uma solução para esse problema é utilizar sua infraestrutura para outra finalidade, como lavagem de alta pressão. Existem muitos condomínios e empresas que procuram esse tipo de serviço.
E então, ficou por dentro dos tipos de frete e suas diferenças? Basta analisar os pedidos feitos no mercado para alinhar sua frota de veículos de acordo com as demandas. Assim, você obtém controle em cada tipo de situação, além de conquistar destaque perante a clientela e conseguir indicações.
Para complementar seus conhecimento sobre o tema, entenda como funciona a tabela de frete.