A sua empresa investe em logística verde? A melhoria dos processos é algo que deve ser feito em qualquer ambiente corporativo. Apostar nessa abordagem permite ao gestor otimizar a cadeia de logística considerando um ponto que se tornou fundamental no mercado atual: a sustentabilidade.
Uma estrutura de negócios orientada pelos princípios da logística verde reduz custos, valoriza a marca e diminui os impactos ambientais. Isso ajudará o negócio a se posicionar à frente de concorrentes no mercado. Afinal, os serviços terão um padrão de qualidade acima das expectativas dos clientes e dos parceiros comerciais. Se você quer saber mais sobre como investir em logística verde, confira este texto!
O que é a logística verde?
Trata-se de uma estratégia de mercado que orienta negócios a terem uma cadeia operacional mais sustentável. Isso é feito a partir do emprego de novas tecnologias, da otimização dos processos corporativos e da implementação de rotinas que fazem um melhor aproveitamento dos recursos existentes.
Desse modo, o negócio elimina gastos e, ao mesmo tempo, diminui o impacto ambiental das suas atividades sem que isso comprometa a sua competitividade.
Quais são as bases da logística verde?
A logística verde é orientada por um conjunto de medidas. Juntas, as cinco bases dão a uma empresa uma cadeia de transporte de produtos mais sustentável e econômica. Confira a seguir como essa estratégia é adotada nas principais organizações do setor!
1. Redução de externalidades dos transportes
O transporte de cargas pode ter muitas externalidades. O uso de combustíveis fósseis, por exemplo, impacta a qualidade do ar, enquanto a movimentação de veículos mais antigos causa poluição sonora.
A logística verde ajuda a marca a reduzir esses impactos e, com isso, a melhorar o seu grau de sustentabilidade. Com rotinas orientadas pela redução de riscos de acidentes ambientais, o uso de materiais recicláveis (ou que não são descartáveis) e o treinamento de equipes, toda a cadeia operacional causará menos danos para o meio ambiente. Assim, a marca reduzirá de maneira ampla a sua pegada de carbono.
2. Logística urbana
Toda empresa que trabalha com logística precisa circular em ambientes urbanos. A logística urbana com foco em sustentabilidade orienta o trabalho dos times para que ele seja capaz de aproveitar melhor as rotas e sempre utilizar veículos de baixo impacto ambiental. Desse modo, as entregas podem ser feitas sem desperdícios e com um custo adequado.
3. Logística reversa
No ambiente da logística verde, ela é pensada para sempre ter o menor impacto ambiental possível. Isso passa, por exemplo, pela melhoria das rotas de entrega e pelo treinamento dos times. Desse modo, a empresa mantém veículos em movimentação de tal maneira que eles agreguem valor para os seus serviços e não desperdicem combustível.
4. Estratégias ambientais
O negócio verde é aquele que otimiza a sua cadeia de trabalho sempre com foco em medidas que afetam o seu impacto ambiental mesmo que elas não estejam diretamente conectadas com o seu core business. No ambiente da logística, por exemplo, isso se dá com o investimento em tecnologias como:
- sistemas de ar-condicionado inteligentes;
- adoção de veículos mais econômicos e com recursos para reduzir o seu nível de poluição;
- investimento em energia solar;
- uso de materiais reaproveitáveis;
- implementação de processos de reciclagem.
5. Gestão verde da cadeia de suprimentos
Todo negócio conta com uma cadeia de suprimentos. Quando a sustentabilidade se torna uma prioridade, ela precisa ser trabalhada. Afinal, não basta que a marca seja sustentável: os seus parceiros também devem estar preocupados em otimizar o fluxo de trabalho.
Por isso, a cadeia de suprimentos deve ser moldada com foco em negócios e marcas que apostam na sustentabilidade. A partir de uma pesquisa inteligente e conectada com os melhores padrões do mercado, a é possível rastrear parceiros que também são preocupados com a diminuição de impactos ambientais. Desse modo, a sua cadeia de apoio será marcada por fornecedores que agregam valor aos seus serviços.
Por que investir nessa estratégia?
A competitividade de qualquer empresa deve ser um objetivo buscado de maneira contínua. Negócios precisam estruturar meios robustos para atingir as suas metas e, ao mesmo tempo, evitar problemas que impactem a sua imagem. Nesse contexto, a logística verde é uma estratégia que auxilia gestores a otimizarem os seus processos e a ampliar a sua competitividade direta e indiretamente. Confira!
Maior valor agregado para a marca
Marcas que apostam na sustentabilidade valorizam seus produtos e serviços, pois são reconhecidas pelo mercado como aquelas que cuidam do meio ambiente e dos impactos das suas atividades. Essa é uma forma de atrair clientes que se preocupam com o tema e de se destacar diante da concorrência.
Redução de gastos
A aposta na sustentabilidade é feita por meio da melhoria dos processos. Isso leva a um maior aproveitamento dos recursos, uma vez que a empresa estará focada em reduzir desperdícios.
Como consequência, o negócio gastará menos com materiais como pneus, caixas e combustível. Ao mesmo tempo, terá mais receitas para investir em novos projetos e se manter lucrativo em tempos de crise.
Aumento de produtividade
Sustentabilidade e produtividade andam juntas. Empresas que utilizam a logística verde no centro das suas atividades contam com uma infraestrutura operacional mais funcional. Desse modo, os times entregam melhores resultados sem que isso comprometa o impacto ambiental da marca.
Na área de logística, ser produtivo é algo crucial. Afinal de contas, isso se traduz em uma maior habilidade de sempre entregar produtos no prazo. Portanto, todo gestor deve otimizar esse indicador direta e indiretamente.
A credibilidade de um negócio é um de seus principais ativos. Justamente por isso, muitos investem em medidas que aumentem a sua competitividade e agreguem valor aos seus serviços.
Uma delas é a logística verde, que torna empresas mais competitivas, com gastos reduzidos e menor impacto ambiental. A partir dela, é possível conquistar novos clientes e obter certificações de qualidade, que valorizam a marca como uma que é comprometida com o meio ambiente. Por isso, não deixe de investir nessa estratégia!
Como você garante que o seu negócio tenha processos mais sustentáveis? Conta pra gente nos comentários as suas estratégias!