Para muitas empresas, ter um veículo de carga é algo fundamental. Ele ajuda o negócio a ter uma rotina de logística personalizada de acordo com as suas demandas e as necessidades de clientes e parceiros comerciais. Afinal de contas, as lideranças internas conseguirão definir as suas rotinas com total nível de controle.
Mas, para que o uso de um veículo de carga traga alto retorno sobre o investimento, é fundamental saber escolher um que se alinhe com as necessidades da marca. Ou seja, é necessário avaliar o mercado, entender as demandas do negócio e, assim, investir em um veículo com alto potencial de uso.
Se você quer saber em detalhes como escolher um veículo de carga alinhado com as suas demandas, veja o post a seguir!
Para que serve um veículo de carga?
Um veículo de carga é um tipo de automóvel que pode ser utilizado para o transporte de produtos. Em geral, ele pode ser adaptado para diferentes tipos de caçamba. Desse modo, há a flexibilidade para o seu uso em diferentes cenários.
Além da flexibilidade em relação ao tipo de caçamba, os veículos de carga também são diferenciados pela sua capacidade de transporte. Quanto maior for o volume que pode ser transportado, maior será o porte da sua carroceria. Isso ajuda o negócio a ter a habilidade de realizar rotas com mais produtos, porém, pode reduzir o seu acesso a áreas residenciais ou de grande volume de comércio.
Quais as vantagens de um veículo de carga?
Ter um veículo de carga pode ajudar uma empresa em vários processos. Afinal, ela contará com um automóvel próprio para deslocar qualquer tipo de produto, seja ele adquirido com um fornecedor ou para a entrega a um cliente. Desse modo, haverá total controle sobre o fluxo de operações da marca.
Em outras palavras, ter um veículo de carga ajuda a empresa a ter um fluxo de trabalho na área de logística mais flexível. Ela poderá definir as suas rotas de acordo com as suas demandas e as necessidades de seus parceiros comerciais. Isso se traduzirá em mais agilidade no seu dia a dia e menos dificuldade para cumprir prazos.
Como escolher o veículo de carga ideal?
A escolha de um bom veículo de carga passa por várias etapas. Elas permitem que o líder empresarial filtre opções que não se alinham com as suas demandas. Assim, há um maior retorno sobre o investimento.
Veja alguns passos básicos para realizar esse processo!
1. Conheça os tipos de veículos de carga
Esse é um dos primeiros passos para fazer uma boa escolha. A empresa deve analisar os diferentes tipos de veículos de carga disponíveis para o seu orçamento. Isso dará mais flexibilidade no momento da tomada de decisão.
Verifique fatores como capacidade de carga, porte e itens de conforto. Também analise se as opções são alinhadas com as demandas da empresa e as suas rotas mais tradicionais. Assim, será mais fácil evitar surpresas.
2. Fique atento às necessidades do negócio
O levantamento das demandas da empresa é o primeiro passo para fazer a boa escolha de um veículo de carga adequado. Portanto, entre em contato com todos os times para entender as suas rotinas, as suas metas de médio e longo prazo, assim como os seus problemas. Com isso, haverá mais segurança no momento da escolha de um automóvel.
A comunicação também ajuda nos processos de pós-vendas. Entendendo as demandas da marca, a empresa pode identificar a melhor opção de carroceria para o seu automóvel. Isso trará mais flexibilidade para o seu uso diário.
3. Escolha um automóvel dentro das regras de segurança do seu setor
Todo negócio está submetido a normas técnicas e de segurança. Estar aderente às regulações desse tipo reduz o risco de multas e processos. Além disso, torna o funcionamento da cadeia de operações mais fluído.
Nesse sentido, ao investir em um automóvel de carga, sempre fique atento às normas técnicas para esse tipo de equipamento. Isso garantirá que a escolha da empresa conseguirá manter o nível de conformidade que é exigido de todos os setores. Ou seja, fará com que o automóvel possa ser integrado em um número muito maior de serviços.
4. Faça uma análise de custo-benefício
A análise de custo-benefício (também conhecida como mensuração do ROI – return over investment, em inglês, ou retorno sobre o investimento, em português) é um passo básico antes da tomada de decisão. Esse processo permite ao gestor identificar se a escolha feita conseguirá atrair um retorno (em termos de produtividade e lucratividade) maior do que o gasto com a aquisição do produto. Dessa maneira, a empresa pode direcionar os seus gastos para a melhor opção possível sempre.
5. Considere os recursos tecnológicos de cada modelo
Todo veículo moderno conta com opções de segurança. Saber quais são traz mais confiabilidade para a empresa ao fechar negócio. Afinal, haverá mais mecanismos protegendo os profissionais durante o uso do veículo de carga e, com isso, uma redução dos fatores de risco que envolvem o dia a dia da empresa.
6. Busque bons parceiros para a sua carroceria
Uma vez que o veículo for escolhido, é importante ir atrás de um bom parceiro para a aquisição de uma carroceria conforme as suas necessidades. Afinal, ela será fundamental para o transporte das suas mercadorias dentro das normas do mercado.
A Real Furgões pode ser essa parceira. Com mais de 30 anos no mercado, nossos profissionais são especializados em criar carrocerias para diferentes tipos de uso e portes de veículos. Tudo isso utilizando técnicas modernas e inovadoras.
A escolha de um veículo de carga é algo que vários negócios devem fazer ao longo da sua existência. Por ser um ativo com alto custo de aquisição – e que pode se alinhar com diferentes tipos de uso – é fundamental que essa escolha seja bem feita. Assim, o negócio pode tornar o automóvel um mecanismo de aumento de competitividade e lucros.
Com alguns passos, o negócio pode filtrar opções e garantir que a escolha do veículo de carga seja a ideal. Por isso não deixe de seguir as nossas dicas para garantir bons lucros para a sua marca!
Quer saber mais sobre como podemos te ajudar a ter o melhor veículo de carga para a sua marca? Então, fale com os nossos especialistas!