Descubra o que é drop size logística e qual a sua importância!

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O termo drop size logística é usado para descrever um dos indicadores de transporte mais importantes para gestores para determinar o planejamento das entregas. Esse valor deve ser calculado periodicamente, pois diversos fatores podem influenciar o seu resultado.

Na prática, quanto maior for drop size da transportadora melhor será a utilização dos recursos financeiros e físicos e a otimização dos custos operacionais. Além disso, a mensuração de indicadores de desempenho é uma das principais ferramentas da gestão de um negócio.

Esse conteúdo foi criado para quem deseja conhecer o valor das informações demonstradas pelo drop size e como fazer o seu cálculo. Continue lendo para conhecer mais!

O que é drop size logística?

O drop size, também chamado de indicador do tamanho do pedido, é o cálculo utilizado para determinar o coeficiente entre o volume total da remessa do cliente e as entregas realizadas. A partir da sua utilização, é possível apurar qual é o lote mínimo a ser embarcado ou o valor mínimo cobrado por entrega.

Porém, um aspecto que requer cuidado é o atendimento das necessidades dos clientes, portanto fabricantes e distribuidores devem realizar o envio das mercadorias somente de acordo com a programação. É comum que fornecedores não atendam o cronograma, pois sabem que quanto mais faturarem, melhor será para a entrada de receitas.

Contudo, deixa de levar em consideração o que o cliente espera, o nível de consumo e o estoque atual. Portanto, é preciso criar um equilíbrio para não prejudicar esse relacionamento e causar insatisfação.

Qual é a importância de apurar o drop size?

Como mencionado anteriormente, o drop size reflete um dos aspectos mais importantes da operação logística. O seu cálculo demonstra como o tamanho da entrega afeta os demais aspectos da distribuição e controle de cargas. Assim, é possível mensurar o dimensionamento ideal da frota de acordo com a demanda dos clientes.

Esse fator também tem relação com a roteirização das entregas, número de viagens realizadas por dia e, mais importante, a precificação dos serviços de frete. Essa medida, por sua vez, pode variar de acordo com os produtos que a transportadora faz a remessa. Geralmente, a apuração depende da média de caixas entregue por cliente.

A principal variável é o número de clientes atendidos por viagem e o número de pedidos enviados. Assim, quanto maior for o drop size, mais eficiente a operação será. Isso ocorre porque a distribuição e a expedição é mais eficiente, o que amplia a capacidade de atendimento.

Apesar do seu papel estratégico para o desempenho logístico, este indicador ainda é pouco usado e merecia maior destaque nas transportadoras.

Como calcular o drop size na logística?

O primeiro passo para apurar o drop size corretamente é coletar as informações necessárias. O profissional precisará fazer o levantamento do número médio de entregas para cada cliente em cada viagem. Nesse caso, estamos falando das entregas fracionadas nas quais há múltiplos pedidos enviados com destinatários diferentes.

Em seguida, é preciso verificar o volume embarcado, seja em toneladas ou pelo número de caixas enviadas. Assim, temos o seguinte exemplo: uma empresa que atende 5 clientes por viagem e carrega 100 embalagens teria uma média de 20 embalagens por cliente.

Vale destacar que a análise do drop size depende outros indicadores para oferecer um quadro mais completo sobre o desempenho da operação. Portanto, considere outros indicadores em conjunto durante o processo de tomada de decisão.

O que fazer para melhorar o drop size logística?

Agora que você já reunir as informações necessárias e calculou o drop size, é hora de saber o que fazer com essa informação. Se o valor obtido foi alto, a sua empresa está no caminho certo e utilizando os recursos logísticos de forma estratégica. O seu trabalho como gestor é continuar a apurar esse indicador com frequência e garantir que as condições favoráveis são mantidas.

Por outro lado, se o desempenho ficou abaixo do esperado é preciso implementar medidas para correção o quanto antes. Algumas iniciativas podem ajudar a melhorar esse resultado, por isso listamos ideias que podem ser adotadas nos tópicos abaixo.

Procure otimizar as rotas de entrega

A roteirização de entregas é um processo que depende da aquisição de sistemas desenvolvidos para esse fim. O objetivo é programar o trajeto de entrega de acordo com a localização do destinatário. Como resultado, é possível reduzir o prazo de entrega devido a utilização de rotas mais curtas e reduzir custos com o abastecimento da frota.

Isso representa uma economia importante e ajuda a otimizar o uso dos veículos pensando na eficiência operacional. Esse planejamento também permite aproveitar a ocupação da capacidade de carga para ampliar o número de entregas realizadas.

Facilita a negociação com clientes

Na sua carteira de clientes é importante entender que o número de remessas enviadas pode variar consideravelmente devido a sua necessidade de consumo e fatores sazonais. Essa análise permite identificar quando um lote não é financeiramente rentável.

A solução é personalizar os serviços logísticos para manter a qualidade e manter o fluxo de receitas. Uma das estratégias que podem ser adotadas é a coleta Milk Run. Nesse sistema, as entregas são feitas por região e contam com uma rota fixa.

Assim, ao invés de mandar um veículo sempre que receber um pedido, a empresa pode determinar que as ordens serão processadas normalmente, porém as entregas serão feitas semanalmente. Essa ideia é bem-sucedida, pois:

  • ajuda a reduzir os custos logísticos;
  • uniformiza o volume de mercadorias em circulação;
  • reduz os níveis de estoque;
  • agiliza o processo de embarque e desembarque da carga.

Foque em clientes rentáveis

Pode parecer contra produtivo, mas o relacionamento com clientes é uma via de mão dupla. A decisão de fechar uma parceria deve ser mutualmente benéfica. Portanto, há casos em que manter um cliente na sua base vai representar prejuízos e será preciso decidir até que ponto essa relação vale a pena.

Por outro lado, os clientes que geram receitas que compensam os custos devem ser mantidos por meio da prestação de serviços cada vez mais qualificados e confiáveis. O objetivo é manter a sustentabilidade do negócio no curto e longo prazo e, para isso, é preciso tomar decisões difíceis.

O drop size em logística é um elemento importante que ajuda a traçar estratégias e definir quais iniciativas favorecem os objetivos da empresa. Esse é um indicador que tem potencial para trazer resultados reais quando empregado corretamente.

Além do drop size, nós postamos diversos conteúdos sobre a gestão da atividade logística. Se você tem interesse em conhecer mais, basta assinar a nossa newsletter para se continuar bem-informado.

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