A logística é, sem sombra de dúvidas, uma das áreas mais importantes para a estabilidade social e econômica. Não por acaso, é um dos segmentos que mais crescem no mercado, criando postos de trabalho todos os meses. Por isso, elaboramos este post especial sobre o tema, destacando as principais áreas da logística.
Nosso objetivo é apresentar uma visão completa sobre o assunto, explicando a importância de conhecer as diferentes áreas, apresentando esses nichos e demonstrando o que você precisa fazer para atuar em cada um desses setores. Assim, garantimos que você esteja bem informado caso queira atuar nesse segmento. Então, não fique de fora e acompanhe!
Por que é importante conhecer as diferentes áreas da logística?
Da forma como percebemos, a logística é uma área com participação em absolutamente tudo que está ligado à produtividade moderna. Seja escoando a produção do campo para a mesa com a logística agrícola, seja distribuindo mercadorias e viabilizando o comércio eletrônico, transportando remédios, matéria-prima ou afins — a logística está em tudo.
Justamente por isso a logística é uma das áreas mais estáveis e consistentes da economia — valendo não apenas para o Brasil, mas para todo o mundo. Afinal de contas, mesmo que a produtividade ou o consumo caiam significativamente, a logística sempre será necessária para escoar a produção de maneira eficiente, prática e economicamente viável.
Por isso, do ponto de vista da estabilidade profissional, quem opera no setor logístico está mais protegido da volatilidade inerente aos outros setores. Outro aspecto muito interessante da logística é a amplitude dessa área, composta por dezenas de especializações e profissões — todas fundamentais para o exercício profissional.
No fim das contas, desenvolver uma carreira em logística é uma decisão bem mais segura do que em outras áreas, justamente por essa estabilidade e segurança inerente à sua importância para o funcionamento da economia e da sociedade. Além disso, também vale notar que o setor está em uma tendência de alta.
Como é natural durante o aquecimento de um setor, muitas vagas e oportunidades começam a inundar o mercado. Por isso é tão importante conhecer as áreas que existem dentro da logística. Assim, você consegue entender e identificar os trabalhos com os quais tem maior facilidade e aptidão. E, por fim, mas não menos importante, a intercambialidade.
Graduações, especializações e tempo de carreira na área logística costumam ser facilmente transferíveis para outros países sem grande dificuldade. Isso significa que essas são carreiras que você pode desenvolver e se especializar no Brasil e, caso queira, pode levar essa bagagem profissional para fora, com altas chances de aproveitamento.
Quais as 7 principais áreas da logística?
Entre transporte, processamento, gestão, planejamento e afins, existem muitas funções para serem desenvolvidas no setor, das mais simples e operacionais, até as mais técnicas e gerenciais. Pensando nisso, compilamos uma lista com as sete áreas mais aquecidas no setor, incluindo uma breve descrição da atividade, e o que o profissional pode esperar dessas funções — confira!
1. Armazenamento e embalagem
Considerado a porta de entrada para muitos profissionais do setor, a área de armazenamento e embalagem reúne uma série de desafios importantes para o sucesso das operações de transporte. Essa é uma área repleta de cargos e possibilidades, desde auxiliar até gestão, planejamento e análise — funções em que se busca reduzir os custos e elevar a eficiência e a produtividade.
2. Controller logístico
Essa é uma área voltada à supervisão das outras áreas. No controller logístico, o profissional não apenas monitora o andamento das outras etapas, como também elabora e acompanha métricas fundamentais para diagnosticar a saúde e eficiência da operação. Além disso, com tempo e experiência, o profissional dessa área pode operar como auditor interno.
3. Processamento de pedidos
Apesar de ser um nicho bastante automatizado, o processamento ainda precisa de operadores humanos para se certificar de que novos pedidos foram realmente validados e despachados para a cadeia de transporte e distribuição até o consumidor. É seguro dizer que se trata de uma das funções que mais impactam o tempo da entrega e a satisfação do cliente final.
4. Transporte
Já aqui, destacamos o transporte de cargas, área que não está restrita apenas aos motoristas, pois também engloba um ecossistema de outros profissionais, tais como gestores de frota, mecânicos de apoio, além de uma série de vagas e funções administrativas. O transporte é o braço executor da logística, que coloca todos os planejamentos e rotas em prática.
5. Prevenção de perdas
A prevenção de perdas é muito voltada à otimização e, por isso, está geralmente ligada a profissionais e funções de controller logístico. O objetivo do profissional dessa área é otimizar o transporte e armazenamento, elaborando e adotando boas práticas que possam reduzir o desperdício, atenuar os prejuízos, elevar a segurança e otimizar a capacidade de armazenamento.
6. Gerenciamento da cadeia de suprimentos
Fundamental e inovadora, além de acompanhar a logística e seus processos na empresa, a gestão de supply chain também observa a qualidade e consistência dessas rotinas nas empresas parceiras, tais como clientes, fornecedores e transportadoras. O objetivo é elevar a eficiência e ampliar a satisfação do cliente final, com prazos e custos ainda mais competitivos.
7. Planejamento de estoque
Essa é uma área que recruta muitos talentos tanto no Brasil quanto fora. O objetivo dessa área é utilizar estatística e até mesmo ciência, análise e engenharia de dados para projetar diferentes cenários e probabilidades. O resultado é um controle de estoque muito mais preciso, com uma margem de perda mínima. Não por acaso, é uma das funções mais bem remuneradas do setor.
Por fim, vale saber o que é necessário para acessar essas áreas. Geralmente, ter graduações ou técnicos em Logística, bem como cursos em áreas relacionadas são as portas de entrada ideal para esse segmento do mercado. Além disso, também vale apresentar algum nível de especialização para a área de interesse, já que isso eleva tanto a sua competência quanto a compatibilidade com o trabalho.
Como pôde ver, existem muitas áreas da logística que podem acomodar suas competências e talentos. Assim como em qualquer outro segmento do mercado, é importante contar com algumas certificações e especializações, pois isso não apenas eleva sua competência como também aumenta sua insubstituibilidade, que é um importante diferencial de mercado.
E aí, você gostou deste post elencando as principais áreas da logística? Lembrou de outro setor, vaga ou função que está começando a deslanchar no mercado? Então, não perca a oportunidade de enriquecer essa discussão, deixando seu comentário abaixo deste post!