Veículos de frotas precisam de cuidados constantes. As peças devem ser trocadas regularmente, garantindo que nenhum problema afete a rotina do motorista. Ao mesmo tempo, é preciso manter práticas que melhoram a vida útil de equipamentos como a bateria de caminhões, que deve receber uma boa atenção da equipe de manutenção.
O cuidado com ela ajuda os profissionais a manter os veículos rodando por mais tempo e diminui a necessidade de as peças serem trocadas. Continue a leitura para saber qual é a importância desse componente e quais são os cuidados necessários.
Por que é importante cuidar da bateria dos caminhões?
A bateria é uma peça fundamental para o funcionamento de qualquer veículo. Ela garante que as partes elétricas funcionem normalmente e que o automóvel não tenha problemas na hora de ser ligado. No caso dos modernos, ela é ainda mais importante, afinal os sistemas eletrônicos são predominantes.
Ter uma rotina de cuidados constantes com a bateria dos caminhões ajuda a empresa a melhorar o funcionamento da sua frota e, ao mesmo tempo, garante que o negócio terá menos prejuízos com falhas operacionais. Ou seja, é uma prática que se traduz, indiretamente, em mais competitividade. Veja a seguir alguns dos benefícios que uma boa rotina de manutenção de baterias gera para o seu negócio.
Redução de custos
Essa é uma preocupação constante especialmente os de logística, em que custos são afetados por vários fatores, como acidentes, a qualidade das pistas em que os veículos estão e o modo de direção do motorista.
Ela permite ao negócio otimizar os seus gastos, diminuir as interrupções e maximizar o seu lucro. Afinal, a durabilidade das peças será ampliada, e as interrupções causadas por manutenções não previstas serão menores, além de contar com melhores preços na reposição de peças.
Isso vale, por exemplo, para os cuidados com as baterias. O negócio que mantém uma atenção contínua para essas peças aproveitará os benefícios que mencionamos sem que isso prejudique a sua competitividade.
Menor necessidade de manutenção não programada
Um dos grandes benefícios das manutenções preventivas é dar previsibilidade para as trocas de peças que uma empresa faz. Ela garante ao negócio a habilidade de ampliar a vida útil e, ao mesmo tempo, ter dados precisos de quando as peças precisarão de trocas. Assim, os reparos não programados deixam de ser uma realidade.
Maior sustentabilidade
A troca de baterias causa um grande impacto para o meio ambiente se for mal feita. Tanto a frequência quanto o modo como o descarte é realizado influenciam nesse fator. Mas se o negócio conta com um fluxo de trocas e manutenções bem estruturado, esse manejo pode ser feito de modo responsável, ajudando o negócio a valorizar a sua marca como uma que é capaz de entregar serviços com boa gestão de sustentabilidade.
Quais são os cuidados necessários para as baterias dos seus veículos?
Para ter uma boa gestão de baterias, é fundamental implementar boas práticas. Elas ajudam o negócio a orientar os seus times, reduzem custos e ajudam a ter um cuidado mais amplo com todos os fatores que impactam a vida útil desse equipamento. Veja a seguir o que fazer para maximizar a duração das baterias de caminhões da sua empresa!
1. Não ligar equipamentos antes de dar partida
Essa é uma medida simples que ajuda em relação à duração de todas as baterias dos veículos da sua frota. Os profissionais devem ser orientados para sempre evitarem que os eletrônicos do automóvel estejam ligados no momento em que o caminhão estiver com o motor desligado. Isso previne o desgaste prematuro da bateria e, ao mesmo tempo, garante que o veículo estará pronto para uso quando for necessário.
2. Desconectar a bateria em longas paradas
Baterias podem apresentar problemas mesmo quando o veículo não é utilizado. Se o automóvel for ficar parado por um longo período, um bom cuidado é manter a bateria desconectada do motor. Isso ajuda a preservá-la e a manter a carga presente, reduzindo as chances de ela ser trocada com pouco tempo de uso.
3. Escolher baterias adequadas para os veículos
Outro ponto crítico para o sucesso da sua rotina de gestão de baterias de caminhão é sempre contar com componentes de qualidade. Elas devem ser trocadas de acordo com as especificações do fabricante, sempre considerando as marcas que têm uma boa credibilidade. Isso ajudará a empresa a sempre ter peças que são robustas, preparadas para o tipo de uso que é feito do veículo e com poucas chances de apresentarem problemas.
Como o cuidado com as peças leva a melhores resultados?
A rotina de gestão de peças é um ponto muito importante para quem trabalha com logística e conta com frota própria, pois ela impacta os gastos e, como consequência, os lucros da empresa. Ao mesmo tempo, evita interrupções no fluxo de trabalho e mantém o negócio com uma cadeia operacional que funciona de forma contínua.
Nesse sentido, os cuidados com manutenção devem considerar a vida útil de todas as peças. Uma política de manutenção preventiva que não ignora as baterias de caminhões é capaz de manter os veículos em funcionamento de maneira plena e, ao mesmo tempo, com baixo custo de manutenção. Por isso, investir em práticas de gestão que consideram esse item é algo estratégico.
Empresas de logística precisam manter um cuidado atento com a sua frota, porque a maneira como os veículos são gerenciados impacta direta e indiretamente vários aspectos do negócio. Por conta disso, garantir o seu correto funcionamento é um dos passos básicos para ter mais competitividade e uma estrutura de trabalho com alto nível de disponibilidade.
Nesse contexto, nenhuma peça pode ser ignorada pelas equipes de manutenção preventiva. Afinal de contas, qualquer parte de um veículo que não funciona corretamente pode causar prejuízos de maior impacto ou a interrupção da atividade. Portanto, não deixe de investir no cuidado da bateria de caminhões e, assim, de maximizar a vida dessa peça.
Gostou das dicas desse texto? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades do blog!