O planejamento de rotas serve para que uma empresa seja capaz de atender às necessidades de seus clientes com a maior eficiência possível. Por isso, é essencial definir trajetos inteligentes para a sua rota logística, o que ajuda a reduzir custos e a melhorar a qualidade do serviço.
Com as rotas inteligentes, é possível analisar os pontos de entrega e avaliar os caminhos com o objetivo de eleger o mais eficiente e econômico. Quando esse processo é conduzido de modo eficiente, ele melhora o atendimento e o serviço prestado ao cliente, além de diminuir os gastos.
Neste artigo, traremos 8 dicas para definir trajetos inteligentes na rota logística e trazer mais competitividade para o seu negócio. Confira nossas sugestões!
1. Faça o agendamento das rotas
Para que as rotas sejam eficientes, é fundamental planejar o agendamento. Quando a quantidade de pedidos varia, é preciso traçar roteiros estratégicos com a previsão de diversas paradas. Desse modo, é possível diminuir a rodagem geral, o investimento nos veículos da frota e os esforços com o planejamento diário.
Na hora de planejar, considere a janela de entrega a clientes, o tempo de direção, a capacidade de armazenagem de cada veículo, entre outros aspectos relevantes. Essa otimização deve ser feita de forma constante de acordo com mudanças e chegadas de novos clientes, pois isso aumenta a eficiência do serviço e reduz os custos.
2. Estabeleça diferentes perfis de entrega
A diversificação dos perfis de entrega permite que a empresa atenda a vários tipos de clientes e a necessidades específicas. Sempre que possível, é interessante diversificar o calendário de entregas de um mesmo cliente, criando uma rotina de transporte flexível e equilibrada de acordo com o volume de trabalho necessário.
Com a diversificação de perfis, a empresa é capaz de flexibilizar as entregas de acordo com mudanças que são percebidas de modo sistemático por meio do monitoramento de cargas e da avaliação de resultados. Portanto, é interessante investir na gestão desses dados para ter uma tomada de decisão rápida sempre que alterações forem necessárias.
3. Aposte no monitoramento de cargas
O monitoramento de cargas também é relevante para melhorar os resultados da sua empresa. Por meio dele, é possível analisar os trajetos e seus eventuais problemas, pois envia informações sobre trechos em obras ou sujeitos a engarrafamentos e locais com alto índice de assaltos, entre outros dados interessantes.
Com a análise estratégica de todos os dados disponibilizados em tempo real pelo monitoramento de cargas, é feita a readequação do planejamento de rotas de acordo com as demandas. Além de melhorar os trajetos, o monitoramento também é importante para verificar o desempenho dos motoristas.
4. Tenha bons canais de relacionamento
Uma boa forma de entender se a sua rota logística está funcionando é ouvindo a opinião dos seus clientes. Por isso, valorize os feedbacks dos consumidores quanto ao cumprimento dos prazos, sobre a integridade dos produtos entregues, entre outros fatores, pois esses aspectos são relevantes para que mudanças positivas sejam aplicadas.
Para que isso seja possível, disponibilize bons canais de relacionamento que facilitem a comunicação e a troca de informações. Isso pode ser feito com o auxílio da tecnologia, por meio de aplicativos, chat on-line, entre outras ferramentas. Além disso, permita que os consumidores acompanhem em tempo real a situação de sua carga.
5. Considere imprevistos
Os imprevistos fazem parte da rotina de empresas que trabalham com entregas e transportes, seja com aspectos internos, como falta de profissionais, ou externos, como trânsito e acidentes de carro. Isso é ainda mais comum em grandes cidades e estradas com má condição de uso.
É claro que não existe uma forma de prever tudo que vai acontecer, no entanto, por meio de histórico de entregas, a empresa faz uma projeção dos cenários. Desse modo, há tempo para se planejar e buscar soluções, além de não colocar metas muito ambiciosas de acordo com cada rota. Se for necessário, promova a mudança de porte de caminhões, de profissionais e de localizações de entrega para redes de distribuição.
6. Invista no treinamento da sua equipe
O treinamento dos colaboradores é um fator muito relevante nesse contexto, seja para definir uma boa rota ou para todos os outros processos de logística e transporte de cargas. É necessário investir para que a equipe siga um padrão estabelecido na execução dos procedimentos e para que todos os profissionais envolvidos busquem soluções que promovam mais rapidez, segurança e excelência nos processos logísticos.
Por exemplo, o treinamento contribui com a valorização das pessoas, que são elementos vitais para o crescimento do negócio. Eles devem preparar os profissionais para fazer o fluxo de comunicação na empresa e executar todas as tarefas, desde a rota de viagens e carregamentos até a chegada da mercadoria ao destino.
7. Use a tecnologia
A tecnologia é uma grande aliada da logística, pois facilita as rotinas. Existem diversos softwares específicos para esse segmento de distribuição que trazem informações relevantes para o processo e otimizam o serviço.
Alguns exemplos são estimativas do tempo a ser gasto, recomendação das melhores rotas, exibição da hora certa de realizar manutenções nos veículos e a base média de combustível utilizado. Com esses dados em mãos, a empresa melhora bastante o serviço, reduz custos e aumenta a satisfação dos clientes.
8. Conheça os trajetos
Para evitar que os seus profissionais percam muito tempo nos deslocamentos, é interessante conhecer o trânsito da região. Desse modo, é possível evitar certas localidades em determinados horários e melhorar a qualidade do serviço.
Nem sempre uma rota alternativa é a melhor opção, pois ela pode ser mais perigosa do que a original. Sendo assim, escolher horários fora de pico são uma alternativa para minimizar os custos, sem perder a agilidade nas entregas.
Neste artigo, trouxemos algumas dicas para a definição de trajetos inteligentes na rota logística. A escolha de uma boa solução tecnológica é fundamental para otimizar ainda mais esse processo, portanto vale a pena encontrar a melhor opção para a sua empresa, verificando as funcionalidades e as vantagens que a ferramenta oferece. Desse modo, a sua competitividade vai crescer, trazendo resultados mais expressivos.
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