Um dos desafios de quem trabalha com a gestão de veículos é manter os custos da frota baixos. Afinal de contas, há muitos fatores que podem interferir no orçamento da área. Muitos deles, como é o caso de acidentes, nem sempre podem ser prevenidos.
Diante disso, é importante que o time de gestão de frotas conte com boas ferramentas para otimizar o orçamento da área e, com isso, evitar imprevistos. Além disso, o gerenciamento de rotinas diárias deve ser moldado para minimizar o impacto que riscos de segurança e profissionais podem ter nas receitas da marca.
Se você quer saber como fazer isso e otimizar a sua gestão de custos da frota, confira o post a seguir!
Por que é importante manter custos da frota sob controle?
Lucratividade é o que move qualquer empresa. E não há como lucrar se a cadeia operacional conta com áreas que utilizam recursos financeiros em excesso. Ao mesmo tempo, a má gestão de rotinas eleva o grau de desperdício e os riscos operacionais, o que demanda um aumento dos gastos financeiros.
Nesse contexto, a frota de veículos de transporte deve ter a sua gestão otimizada para maximizar a qualidade e a previsibilidade do orçamento. Ainda que nem todos os gastos possam ser evitados, é importante otimizar rotinas para minimizar o custo de se manter a empresa funcional. Isso trará benefícios como:
- maior economia de recursos: o bom uso de recursos é uma consequência direta de uma boa gestão financeira, afinal, o negócio terá equipamentos e matéria-prima sempre alinhada com as demandas de cada equipe;
- mais espaço para investimentos: se há um orçamento mais preciso, a empresa terá um espaço para investimentos estratégicos maior, o que maximiza a sua competividade em médio e longo prazo;
- aumento de lucro: negócios que desperdiçam menos e otimizam os custos da frota passam a lucrar mais, mesmo em momentos de crise;
- melhoria da saúde financeira da marca: a marca também contará com uma saúde financeira maior, o que implicará em mais facilidade para lidar com situações de crise econômica;
- mais flexibilidade em cenários de emergência: quando os custos da frota estão bem controlados, a empresa tem mais flexibilidade para lidar com cenários de emergência, como acidentes, sem que eles causem grandes prejuízos.
Quais são os maiores custos de uma frota?
Para conseguir reduzir os custos da frota, um passo básico é compreender quais são os fatores que mais influenciam no orçamento da área. Assim, a empresa pode direcionar a sua atenção para áreas críticas e, ao mesmo tempo, mitigar desperdícios de maneira inteligente. Os principais pontos que elevam os gastos da frota são:
- as manutenções, que podem ser programadas ou corretivas;
- o uso de combustível, que estará alinhado com o modelo do caminhão/furgão e o tipo de condução que cada motorista faz;
- a troca de peças, que nem sempre pode ser programada antecipadamente;
- o gasto com segurança e prevenção de riscos, que ajuda o negócio a reduzir o impacto de prejuízos causados por incidentes;
- as atualizações de veículos, que podem envolver a troca de peças, como a carroceria, ou a troca de todo o caminhão/furgão.
Como reduzir os gastos com a sua frota?
Para reduzir os custos da frota, o negócio conta com várias alternativas. Elas precisam ser definidas de acordo com o perfil da marca e as suas metas de médio e longo prazo. Veja a seguir algumas medidas que facilitam a melhoria do orçamento da sua frota de veículos!
Programe manutenções preventivas
As manutenções preventivas são os processos cruciais para manter a continuidade dos negócios e evitar gastos imprevistos. Elas devem ser estruturadas de acordo com as demandas da empresa e as normas técnicas do fabricante. Desse modo, a vida útil dos veículos sempre estará dentro da prevista pelo time de vendas.
Nesse sentido, a programação das manutenções preventivas deve, também, ser pensada para otimizar o custo de aquisição de peças sobressalentes. Isso garante um orçamento de maior qualidade, afinal, os times de gestão poderão negociar o melhor momento para adquirir peças para os veículos.
Analise que pontos contam com desperdícios de recursos
Quem trabalha com gestão de frotas de veículos também deve estar atento a áreas que estejam com excesso de desperdício de recursos. No caso dos automóveis, isso pode ser avaliados pelos custos com itens como combustível e a troca de peças que se desgastam com mais frequência, como pneus.
Uma vez identificados, os pontos de atenção precisam ser ajustados de acordo com o perfil do negócio. Além disso, é importante manter um olhar atento para essas questões, garantindo que elas não retornem a ser um problema em médio e longo prazo.
Adote um seguro
Quando falamos em prevenção de prejuízos, um dos melhores investimentos a serem adotados é o seguro. Ele permite que o negócio fique mais preparado para casos como acidentes ou roubos. Afinal, haverá a garantia de que o prejuízo será coberto rapidamente por uma empresa especializada nesse tipo de atividade.
Capacite o seu time
A capacitação da equipe é um ponto fundamental para otimizar os custos com frota. Os treinamentos devem ser estruturados de acordo com o perfil do negócio e os seus problemas. Quando isso ocorre, os times podem evitar comportamentos que ampliam os gastos diários, como rotinas de direção que são perigosas ou levam ao excesso de consumo de combustíveis.
A gestão de custos operacionais é um processo que é adotado por qualquer empresa lucrativa. Essa é uma rotina que, em qualquer setor, ajuda gestores a identificar pontos de atenção e a realizar melhorias de maior impacto. Justamente por isso, quem trabalha com frotas de veículos não deve deixar de utilizar esse tipo de processo em seu dia a dia.
A boa gestão dos custos da frota permite ao negócio manter a sua frota funcional e com uma demanda baixa de recursos. Além disso, agrega mais qualidade aos processos. Por isso, não deixe de utilizar as nossas dicas em sua rotina!
O que você faz para controlar os custos da sua frota? Comente aqui abaixo!