O frotista ou gestor logístico que cuida do transporte de cargas sabe que o sucesso da empresa depende de uma gestão eficiente dos veículos. Esse controle depende de recursos específicos e de atividades muito bem estruturadas. Nesse sentido, o dimensionamento de frotas é parte indispensável.
Tal procedimento traz resultados que melhoram a tomada de decisões do negócio. A definição do número ideal de caminhões e seus respectivos modelos, assim como a média de quilometragem que deverão percorrer são essenciais para garantir operações cada vez mais competentes.
Por meio do dimensionamento de frotas, a empresa tem a segurança necessária para solucionar gargalos logísticos relacionados à distribuição dos veículos. Entenda mais sobre essa estratégia no decorrer deste texto.
O que é dimensionamento de frota
Dimensionamento de frota é uma prática que envolve a execução de certas atividades gerenciais com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento e a execução dos processos de movimentação de carga.
Definir o número de veículos necessários para concluir entregas, evitar atrasos e cortar gastos, é um dos maiores desafios do gerenciamento de veículos.
Para que isso seja possível, é necessário analisar todas as etapas do processo, desde a capacidade dos caminhões e do peso da carga até a roteirização do trajeto e as condições das estradas. Assim, além de evitar dores de cabeça durante as operações, é possível impedir a ociosidade da frota.
Por que é importante dimensionar a sua frota
Tal atividade gera diversas vantagens para o empreendimento logístico. Ainda que garantir produtividade no que se refere ao deslocamento de cargas seja uma das principais finalidades, ela não se restringe a isso. Ou seja, existem vários motivos pelos quais, você, gestor, deve considerar o dimensionamento de frotas. Conheça os principais a seguir.
Otimização do cálculo
Certamente, dimensionar veículos favorece a obtenção de um resultado ao considerar o número de trajetos (viagens) que a empresa realiza diária e mensalmente. Além de ser importante para detectar melhorias, essa prática também levanta parâmetros que podem ser utilizados na hora de tomar decisões estratégicas. A questão do tamanho ideal da frota, por exemplo, só pode ser levantada por meio dos dados do dimensionamento.
Agilidade nas entregas
Quando você pensa na estimativa de frotas no transporte rodoviário, a preocupação com o trânsito e possíveis imprevistos surgem naturalmente. No entanto, é exatamente no planejamento que é preciso considerar tais fatores.
Esse tipo de dimensionamento agiliza muita coisa, pois favorece a visualização do número de entregas que cada motorista consegue realizar, além de otimizar aquelas que estão no mesmo caminho e são mais próximas, como é caso das cargas fracionadas.
Redução de custos
Quando o assunto é aumento de produtividade e otimização de processos no transporte de cargas, a redução de custos vira consequência. Ao definir os modelos de caminhões ideais para cada tipo de operação, é possível gerar uma economia considerável.
Além de amenizar imprevistos e de conservar a integridade dos veículos, você elimina a ociosidade e aproveita todo o potencial do seu negócio. E, como sabemos, economizar e reduzir o uso de recursos são demandas de grande importância para as empresas brasileiras atualmente.
Diminuição de acidentes
Em uma frota existe uma grande quantidade de prazos e metas. Logo, dependendo do trânsito ou de algum descuido, alguns motoristas desrespeitam limites de carga ou de velocidade, colocando vidas em risco. O dimensionamento de frota simplifica a definição de prazos e favorece a segurança das operações, o que diminui a frequência de acidentes com os veículos da empresa.
Colabora para maior consciência dos usuários
Essa estratégia leva ao uso inteligente dos veículos. Dessa forma, em vez de “ter”, a empresa passa a utilizar o bem. Isso significa que os caminhões fazem parte dos ativos do negócio e estão à disposição para realizar as operações com precisão. Para chegar a esse patamar, é necessário elaborar uma ação de compartilhamento de veículos organizacionais — veja no próximo tópico.
Como fazer o dimensionamento de frota
A execução dessa atividade estratégica inclui uma série de fatores que potencializam o trabalho de quem atua com transporte. Conheça alguns itens que não podem no dimensionamento de frota:
- identificar a capacidade de carga máxima que cada veículo da frota pode transportar;
- considerar as especificações técnicas e mecânicas de cada caminhão;
- levantar a demanda da frota por meio do número de viagens que cada veículo faz mensalmente;
- considerar a demanda mensal e sazonal de cargas;
- analisar as rotas com base nas quilometragens a serem percorridas, condições das estradas, tempo de viagem e necessidades de abastecimento;
- controlar o tempo de carga e descarga, paradas e descanso dos caminhoneiros;
- avaliar a necessidade de aumentar ou diminuir a frota para extrair todo o potencial operacional e economizar.
O papel do gestor de frotas
Você, gestor, precisa conhecer todos os veículos que compõem sua frota. Isso significa registrar todas as características de cada caminhão. Já as demandas do negócio podem ser facilmente documentadas a partir da rotina da empresa. É por meio da análise de viagens realizadas, cargas movimentadas e entregas concluídas que você descobre exatamente como dimensionar a frota. Além disso, informações sobre pedágios e velocidades permitidas devem ser vistas com atenção para evitar imprevistos e acidentes.
O mapeamento de todos esses pontos é extremamente necessário para criar um dimensionamento eficiente. Contudo, existem fatores capazes de demonstrar a “obrigatoriedade” desse tipo de controle. Afinal, quando uma frota contém mais caminhões do que necessário, a ociosidade frequente dos veículos parados levará ao desperdício de dinheiro, prejudicando o retorno do faturamento.
Além disso, os custos recorrentes de uma transportadora ou setor logístico, como o pagamento de impostos, a realização de manutenções, o seguro da frota, a depreciação e as despesas de propriedade afetarão o empreendimento mesmo que os veículos não sejam utilizados com frequência.
Por isso, é indispensável fazer o dimensionamento de frotas para descobrir se o número de veículos deve ser aumentado, reduzido ou fazer substituições para máquinas mais eficientes. Assim, seu negócio será capaz de alinhar as solicitações de serviço com a demanda real de mercado.
Nesse sentido, a Real Furgões pode ajudar sua empresa, pois projetamos e fabricamos soluções, como carrocerias fechadas, abertas e compartimentadas. Além de assumirmos projetos especiais de carga de acordo com as suas necessidades, e muito mais.
Gostou do artigo? Entre em contato com a gente para conhecer nosso catálogo e fecharmos uma parceria.