A coetitividade no segmento de transportes é grande. Por isso, entre outras coisas, é preciso fazer melhorias no controle logístico. Afinal, operações eficientes permitem à transportadora executar serviços de qualidade e praticar bons preços, aumentando sua visibilidade e demanda.
Como os desafios operacionais variam com o tempo, os gestores devem implementar novas metodologias e ferramentas para o crescimento da atividade. Nesse sentido, deve-se considerar abordagens estratégicas que garantem o aproveitamento total dos recursos da transportadora.
Para ajudar o gerenciamento do seu negócio, reunimos as melhores recomendações sobre controle logístico organizacional. Confira.
O que é e para que serve o controle logístico?
A logística de transporte é um segmento que analisa todas as entregas e define as abordagens mais econômicas e seguras de atender às demandas dos clientes. Em razão disso, caracteriza um vínculo importante entre a transportadora e o cliente.
Para que esse benefício seja obtido, são considerados diversos fatores que afetam diretamente a realização dos processos logísticos, tais como:
- custos operacionais;
- tipos de carga;
- riscos envolvidos;
- prazos estipulados;
- volume transportado;
- veículo mais indicado;
- rotas viáveis;
- tempo de deslocamento.
Qual é a importância desse gerenciamento?
A importância do controle logístico é compreendida por meio das vantagens que ele proporciona. Confira os principais benefícios dessa prática.
Otimização do tempo
Ao definir as melhores estratégias de planejamento e entrega, é possível diminuir drasticamente o prazo do serviço. Além disso, você terá a chance de agir prontamente na hora reagir a algum imprevisto durante o trajeto. Essa rapidez é essencial para deixar clientes satisfeitos, pois permite atender a mais pedidos, sem necessidade de aumentar sua estrutura. Para isso, basta que o plano operacional seja delineado com precisão.
Diminuição de custos
O gerenciamento de custos é um aspecto crítico para qualquer negócio, e as decisões tomadas no ramo de transportes são indispensáveis para diminuir despesas operacionais. Ao agir de forma preventiva por meio do cronograma de revisões mecânicas e elétricas dos veículos da frota, você poupa tempo e dinheiro de forma simultânea. O mesmo vale para negociações prévias com postos de combustíveis credenciados para amenizar custos com abastecimento.
Redução de avarias nas mercadorias
Ao implantar a gestão logística, a empresa fica ciente das exigências de cada tipo de carga e pode tomar os devidos cuidados para uma entrega em perfeito estado. Dessa forma, prejuízos com avarias são praticamente eliminados das operações. E, quando problemas dessa natureza surgem, fica mais fácil serem solucionados.
Crescimento competitivo
O controle logístico gera benefícios competitivos por meio do total domínio sobre os procedimentos operacionais, diminuindo o índice de falhas e perdas.
Dessa forma, a competitividade passa a ser resultante da economia e da geração de valor para os clientes finais. Quando a gestão torna-se racional e estruturada, é possível aumentar a competitividade da empresa no mercado, garantindo maior lucratividade e longevidade.
Como fazer um bom controle logístico da transportadora?
Para fazer uma gestão logística eficiente na sua empresa de transportes, é preciso seguir alguns passos essenciais.
Planeje-se
Um bom plano de gerenciamento permite pensar e agir em longo prazo, o que é fundamental para o desenvolvimento da transportadora. Com o planejamento é possível controlar custos operacionais a fim de manter um alto desempenho, racionalizar despesas e melhorar o nível de serviço.
Para ser devidamente elaborado, é necessário levantar dados financeiros, como ticket médio dos fretes, faturamento médio de cada cliente, gastos com combustível, média de consumo da frota e custos com manutenções.
Outro fator relevante é identificar clientes que apresentam maior peso em seu faturamento. Assim, é possível avaliar os recursos operacionais disponíveis, como quantidade de veículos, colaboradores, motoristas e capital previsto.
Defina uma estratégia de entregas
Além do prazo, os itens precisam ser entregues em perfeitas condições, o que é determinado pelo manuseio e acondicionamento adequado das mercadorias. Ou seja, para garantir entregas de qualidade, é necessário otimizar o armazenamento, a separação dos itens, o preparo para os envios e as rotas mais seguras.
Para isso, é necessário pensar em estratégias que vão desde a capacitação dos funcionários até o investimento em um software logístico integrado que gerencia movimentações e inventários com precisão. Assim é o sistema WMS, ferramenta que beneficia rotinas de estoque e distribuições.
Conheça o mercado
É preciso sempre acompanhar as mudanças do mercado, pois, com a velocidade que as coisas mudam, uma metodologia ou ferramenta tecnológica adotada na empresa pode se tornar obsoleta de uma hora para outra.
Para ficar sempre por dentro das novidades, confira notícias de sites especializados, participe de congressos logísticos e confira tudo aquilo que afeta o funcionamento do seu segmento empresarial, como economia, consumo (preço do combustível) e exigências contábeis (tributos).
Providencie a manutenção adequada da frota
Veículos que trafegam em baixa performance têm maiores chances de sofrer panes ou acidentes durante as entregas. Para evitar esse problema, é necessário cuidar da manutenção da frota.
Imprevistos e falhas técnicas podem ocorrer a qualquer momento, mas você pode diminuir esses problemas ao máximo. Basta elaborar um cronograma de revisões periódicas para realizar checagens preventivas em oficinas credenciadas e solicitar reparos eventuais a fim de conservar os veículos da sua frota.
Invista na capacitação da equipe
Muitas das falhas na entrega são consequências de erros humanos. Por isso, um time de profissionais bem preparado faz uma enorme diferença durante a otimização do processo logístico de transporte, especialmente no que se refere ao desgaste dos caminhões. Os treinamentos valem tanto para os condutores — que precisam transportar corretamente a mercadoria até o destino — quanto para os demais profissionais envolvidos na operação.
Levante indicadores de desempenho
Para você gerenciar sua logística de forma efetiva, é necessário levantar indicadores de desempenho, a fim de saber o que funciona e o que precisa de reparos. Conheça três métricas de performance que você precisa medir.
Nível de serviço de entrega
Esse número é obtido por meio do tempo necessário para a carga ser entregue após ser liberada para transporte. É possível separar nível de serviço de entrega por motorista, região ou rota para fazer comparações analíticas.
Índice de ocorrências
Imprevistos, como avarias, extravios, panes e devoluções, fazem parte desse indicador — o que deve ser levantado mensalmente. Dessa forma, você tem uma visão panorâmica de todas as ocorrências indesejadas que surgem nas operações e pode definir estratégias para evitá-las.
Percentual de cargas rastreáveis
Trata-se de acompanhar a porcentagem de mercadorias transportadas rastreadas via satélite. Quanto maior o percentual, mais eficiência e segurança são garantidas para seus clientes. A recomendação é que todas sejam 100% rastreáveis até o final da operação.
Como visto, o controle logístico da transportadora deve ser pautado em planejamento e investimentos pontuais em pessoas, processos e tecnologias. Ao priorizar tais demandas, você tem a chance de aprimorar o funcionamento operacional da sua empresa, gerando competitividade, eficiência comercial e indicações.
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