Um certo número de demissões e substituições é comum em qualquer empresa. No entanto, se os colaboradores deixam a sua instituição com frequência, esse pode ser um sintoma de um problema maior, como a desmotivação das equipes ou falta de identificação com a organização. Nesse caso, é preciso implantar melhorias, pois a alta rotatividade de pessoal pode trazer consequências danosas para um negócio.
Quando o turnover — ou seja, o índice de rotatividade — é elevado, a empresa tem mais gastos de recursos com processos de contratação, seleção e treinamento de pessoal. Também se cria um clima de desassossego no ambiente laboral e uma imagem negativa da organização perante o mercado.
Na logística, a rotatividade pode levar a erros na distribuição, armazenagem e transporte. Esse cenário pode impactar outros setores e a satisfação do cliente. Portanto, os gestores precisam se atentar para esse problema e buscar soluções para diminuir a rotatividade de pessoal, principalmente na logística.
Para ajudar você nessa missão, trazemos, neste post, algumas dicas sobre como reduzir o turnover e reter talentos. Confira!
Invista em capacitação
Os treinamentos contínuos não só melhoram a qualidade das atividades, mas também ajudam a motivar as equipes. Dessa forma, os colaboradores se sentem valorizados pela empresa, reconhecem a importância do seu trabalho para a cadeia logística e ainda contam com a oportunidade de desenvolver os seus potenciais profissionais.
Esse investimento em capacitação é importante para reter e desenvolver talentos. Na logística, você pode buscar treinamentos que tornem os processos e a segurança do trabalho mais eficazes, como forma de diminuir riscos de acidentes e outros problemas, além de cursos que desenvolvam a capacidade de comunicação e liderança.
Forneça feedbacks
O feedback não é apenas um elogio ou uma crítica, mas uma oportunidade do profissional realizar ajustes na execução do trabalho e melhorar produtividade da empresa. No setor de logística, pequenas mudanças nas operações diárias já podem tornar o desempenho das atividades mais eficiente.
É importante estabelecer uma política de retornos constantes. Lembre-se de fazer críticas construtivas, já que a intenção é incentivar o aprimoramento pessoal e não causar conflitos.
Elogie e reconheça as ações que estão gerando bons resultados. Assim, o funcionário se sinta valorizado e percebe a sua importância dentro da empresa. As avaliações de desempenho também podem ser uma maneira de incentivar a equipe a dar e receber feedbacks sobre o seu trabalho.
Contrate pessoas alinhadas à cultura da empresa
Além das habilidades pessoais e técnicas, há um outro quesito que precisa ser avaliado na hora de contratar novos funcionários: a adequação à cultura organizacional.
Um colaborador que não se identifica com os valores e as políticas da empresa tende a se sentir desmotivado e a não fornecer o seu máximo potencial para a evolução do grupo, o que pode levar a uma futura saída.
Logo, já que a identificação com a cultura organizacional pode tanto estimular ou ser um entrave para a performance dos profissionais, o ideal é que os desejos e os interesses dos funcionários estejam alinhados aos da empresa.
Nessa perspectiva, o colaborador se sente mais realizado com a sua atuação e contribui para a interação com a equipe, o que leva à diminuição da rotatividade de pessoal. Portanto, durante os processos de seleção, procure descobrir hábitos, gostos, planos e valores dos potenciais empregados.
Essa adequação à empresa é importante para que o funcionário não veja a instituição apenas como um lugar no qual é obrigado estar para se manter e simplesmente pagar as contas. A ideia é fazer do ambiente de trabalho uma parte crucial da sua vida, um lugar em que se sinta produtivo.
Repense a sua relação com a equipe
Mesmo que o trabalho logístico envolva, muitas vezes, uma distância entre gestores e colaboradores, é importante fazer um esforço para se aproximar da equipe e estimular a comunicação entre os funcionários.
Um gestor não é apenas aquele que dá ordens, mas é quem incentiva o crescimento das pessoas e administra os esforços da equipe para ampliar a produtividade do seu setor. Por isso, é indispensável valorizar a atuação dos funcionários e buscar uma relação de maior proximidade com as equipes.
Faça com que cada pessoa se sinta como uma parte fundamental para o funcionamento do setor de logística. Estabeleça momentos para que os colaboradores possam dar feedbacks e sugestões sobre o seu trabalho.
Garanta uma boa remuneração e benefícios
Embora não seja o único motivo para manter um funcionário na organização, a boa remuneração é uma parte fundamental para diminuir a rotatividade de pessoal na logística. A empresa precisa garantir salários compatíveis ao mercado e não sofrer o risco de perder os seus melhores talentos para a concorrência.
Aliado a uma remuneração justa, é crucial estabelecer uma política de benefícios na logística, que inclua, por exemplo, bônus por produtividade, participação nos resultados, compensações de final de ano, vale cultura, plano de saúde, auxílio-transporte, auxílio-alimentação, auxílio-creche, bolsa de estudos, flexibilidade nos horários etc.
Além de estabelecer os benefícios básicos, defina vantagens que mais se adequam aos anseios dos colaboradores e à proposta da empresa.
Desenvolva planos de carreira
Outro fator que causa a saída de funcionários é a falta de perspectiva de crescimento na logística. Se não conseguem enxergar oportunidades para realizar os seus objetivos profissionais na organização, os colaboradores podem se sentir desmotivados e optarem mudar de empresa.
Por isso, é importante incentivar e desenvolver planos de carreira para os colaboradores. Um plano de carreira é um planejamento com metas que consideram os desejos do profissional e os interesses da empresa.
Para construir um bom plano, entenda os objetivos profissionais dos funcionários e os ajude a entender como atingi-los. Explique a experiência e os períodos necessários para cada etapa. A partir desses cuidados, é normal que o colaborador se sinta motivado a melhorar a sua performance para gerar resultados significativos.
Além dessas medidas, outras podem ser implantadas para reduzir a rotatividade de pessoal. Portanto, faça uma análise das causas do turnover na sua empresa e defina as melhores soluções. Vale lembrar que uma equipe produtiva e qualificada na logística é fundamental para fazer uma boa gestão de frotas e garantir a eficiência do setor.
Achou útil este texto sobre como diminuir a rotatividade de pessoal na logística? Então, aproveite também para conhecer seis dicas sobre como melhorar a gestão de frotas!