Muitas vezes, as atividades dos gestores e profissionais logísticos incluem a antecipação de problemas que podem causar prejuízos à operação como um todo. Um veículo parado, por exemplo, representa um custo significativo, que pode ser combatido com a execução de medidas de manutenção da frota.
A programação de reparos e revisões periódicas de acordo com a quilometragem rodada ajuda identificar o desgaste das peças antes que a situação se agrave. Desse modo, as soluções podem ser implementadas com agilidade, evitando a ociosidade do veículo.
Para conhecer mais sobre o assunto e tornar sua operação logística mais segura e eficiente, recomendamos a leitura deste artigo. Vamos lá?
Por que é importante realizar a manutenção da frota?
Atualmente, para atender de forma correta às demandas do mercado, o conceito de frota é bastante amplo. Isso quer dizer que, além dos caminhões, as motos e os veículos utilitários ou de pequeno porte têm sido utilizados para a movimentação de cargas com elevado grau de eficiência.
Tal fator justifica a necessidade de cuidar desse patrimônio e mantê-lo em perfeitas condições de uso. Com tantas aplicações práticas, a realização de manutenções periódicas é uma atividade imprescindível no cenário atual.
Existem diversas soluções tecnológicas que podem ser utilizadas para diagnosticar problemas e obter melhores resultados quanto ao aproveitamento dos veículos. Afinal, o desempenho operacional tem relação direta com a lucratividade e a redução de desperdícios de recursos importantes.
Quais são os benefícios da manutenção para a empresa?
Os esforços dedicados à conservação dos veículos resultam em vantagens para os gestores que investem nesse tipo de atividade. Veja, a seguir, cinco delas.
1. Reduz os custos operacionais
A primeira justificativa para implementar a prática de manutenções periódicas nos veículos está relacionada a questões financeiras. É possível perceber que os gastos necessários para realizar reparos emergenciais são superiores aos custos desembolsados para arcar com os serviços de inspeção e manutenção.
Para tornar essa atividade ainda mais qualificada, muitas empresas optam por construir oficinas internas e contratam profissionais experientes, que trabalham com dedicação exclusiva para atender à demanda.
Por outro lado, quando não é possível destinar espaço a uma oficina particular, é recomendado criar parcerias com prestadores de serviço da área. De qualquer forma, a economia é percebida de várias formas dentro do negócio, o que reflete na redução dos custos operacionais.
2. Permite um maior controle sobre os veículos
Uma das etapas mais importantes da gestão é a atividade de controle sobre os principais aspectos da empresa — o que também se aplica ao controle da frota. Na prática, isso quer dizer que o gestor deve ter acesso a informações sobre as reais condições dos caminhões de carga.
Um dos mecanismos que viabilizam essa ação é a adoção de manutenções preventivas, com o objetivo de otimizar a operação e minimizar os riscos logísticos. As principais informações a serem catalogadas são:
- o número de acidentes;
- o volume diário de entregas;
- os gastos com combustível;
- a quilometragem dos veículos;
- a incidência de multas (e a natureza de cada uma delas);
- o pagamento de taxas de licenciamento e impostos.
Esse controle tem potencial para evitar a incidência de falhas e prevenir problemas durante o percurso de entrega.
3. Aumenta a produtividade
A lucratividade de uma empresa que atua no segmento logístico depende da sua capacidade de reduzir custos e aumentar o volume de entregas realizadas. Muitas táticas podem ser utilizadas para viabilizar esse propósito — entre elas, a rotina de manutenção periódica dos caminhões se destaca.
Um dos benefícios adicionais é a prevenção da ociosidade da frota e dos custos decorrentes de manter o veículo parado para reparos. Quando um dos caminhões está indisponível, as entregas devem ser redistribuídas. Essa situação também não é favorável, pois pode ocasionar a sobrecarga de trabalho e o atraso das entregas programadas.
4. Favorece a relação com os clientes
O sucesso da atividade de transporte de mercadorias depende da confiabilidade das entregas. Em outras palavras, os clientes contam com o atendimento dos prazos de recebimento estipulados e a conservação da integridade física das mercadorias durante o deslocamento.
Como resultado, as ações de conservação da frota têm relação direta com a qualidade dos serviços de frete prestados. Essa medida também contribui para a construção de uma imagem sólida perante o mercado e a conquista de novas oportunidades.
5. Amplia a vida útil dos veículos
O envelhecimento da frota e o desgaste devido ao uso são aspectos naturais, impossíveis de serem evitados. Contudo, tais pontos podem ocorrer de forma mais lenta do que se não houvesse a realização de cuidados preventivos.
Por isso, as atividades de manutenção buscam:
- realizar a troca de óleo;
- avaliar a possibilidade de restauração dos pneus;
- substituir peças e componentes conforme a necessidade;
- inspecionar os sistemas de freio, iluminação e direção;
- checar o tanque de combustível para identificar vazamentos.
A condição do espaço dedicado à carga também pode ser verificada — em especial para veículos que tenham algum tipo de implemento rodoviário, como é o caso de câmaras refrigeradas.
Como colocar esse tipo de manutenção em prática?
Um projeto que visa implementar um plano de manutenção dos caminhões começa antes mesmo das aquisições. O primeiro passo é dimensionar a frota de acordo com o volume a ser transportado.
Em seguida, é preciso selecionar o veículo considerando sua durabilidade e eficiência energética. Por isso, é recomendado pesquisar marcas e modelos com base na disponibilidade de peças de reposição e profissionais qualificados no mercado para lidar com eventuais reparos.
Embora os veículos novos apresentem funcionalidades modernas e sejam mais econômicos em termos de combustíveis, nada impede que sua empresa utilize uma frota renovada. Quando em bom estado, esse modelo é confiável para as demandas do cotidiano.
Por fim, é preciso focar no gerenciamento da frota e no conjunto de tarefas que a compõe. Quanto mais estruturada for a manutenção da frota, maior será a possibilidade de lucro e crescimento no mercado de distribuição.
Agora que você já sabe a importância da manutenção para a conservação dos veículos, está na hora de conhecer mais sobre as atividades de gestão. Confira seis dicas para melhorar a gestão de frotas!