Confira como fazer o transporte de madeira de forma segura e adequada

Transporte de madeira

Poucas operações logísticas são tão delicadas, técnicas e perigosas quanto o transporte de madeira. Por isso, é muito importante adotar uma série de precauções e boas práticas para garantir a segurança dos profissionais durante esse tipo de atividade — e foi por isso que elaboramos este texto completo sobre o tema.

O objetivo é demonstrar como é possível realizar essa operação, conciliando segurança, eficiência e agilidade. Dessa forma, é possível preservar a saúde dos operadores, trabalhando com atenção, cuidado e responsabilidade. Para isso, elencamos as principais dúvidas e respostas sobre o tema. Acompanhe!

Por que o transporte de madeira exige tanto cuidado e atenção?

O setor de transporte como um todo já é um segmento bastante arriscado. Afinal de contas, estamos falando de um trabalho pesado, tanto em intensidade quanto no volume e dimensão das cargas. O transporte de madeira, especificamente, é ainda mais delicado, pois é um dos tipos de cargas mais difíceis de movimentar e carregar nos caminhões.

Por conta disso, a atividade exige uma série de cuidados e boas práticas para que tudo corra bem e conforme o planejado. Ou seja, sem acidentes, prejuízos, atrasos ou fatalidades. Tudo no transporte de madeira conta com riscos elevados. A movimentação da carga é delicada. O carregamento é complicado. E até mesmo o transporte é prejudicado.

Para contornar todos esses riscos, os profissionais deste tipo de operações precisam estar sempre adequadamente equipados com seus EPIs, e seguir uma cartilha de precauções e verificações obrigatórias. De certa forma, tudo no transporte de madeira exige diligência, que é um conduta disciplinada e muita atenta a tudo que acontece em cada etapa da operação.

Para essa atividade, é preciso estar com o tipo de caminhão adequado, realizar um planejamento prévio, priorizar um bom carregamento, fazer o empilhamento adequado, utilizar os equipamentos de proteção individual, e seguir um protocolo à risca, evitando toda e qualquer distração.

Quais as principais boas práticas no transporte de madeira?

Em nossa visão, o transporte de madeira precisa seguir um conjunto de boas práticas para garantir não apenas a segurança operacional das pessoas, mas para criar e manter um fluxo contínuo de trabalhos. Quando se tem um protocolo, as funções se tornam habituais, mecanizadas e rotineiras, minimizando erros, distrações, acidentes e negligências. Entenda!

Planejar

Tudo começa com o planejamento. O transporte de madeira não é uma operação simples e flexível o suficiente que basta encostar o caminhão, carregar e seguir viagem. Na realidade, o planejamento no setor é dividido em três categorias: o planejamento tático, o operacional e o de curtíssimo prazo.

O tático é um planejamento anual, que tem o objetivo de estruturar a parte macro da operação de transporte, o que inclui desde a elaboração de melhores estratégias de carregamento e roteirização até o planejamento das melhores datas de corte, compatibilizando a agenda produtiva com a agenda logística.

Já o operacional é o planejamento mensal. O objetivo é programar a melhor forma de minimizar o custo operacional, tanto de transportar a madeira, quanto de movimentar essa mercadoria pelo pátio diariamente. Por fim, há o planejamento de curtíssimo prazo, realizado diariamente, antes de começar as operações de transporte.

Aqui, a missão é ordenar os caminhões no pátio, com o objetivo de reduzir o custo de movimentação e o tempo de ociosidade em fila. Além de, é claro, combinar isso à disponibilidade dos equipamentos e mercadorias prontas para o carregamento. Dessa forma, macro e micro, é possível gerenciar a atividade da forma mais produtiva e eficiente possível.

Escolher os veículos adequados

Como você sabe, cada operação de transporte conta com veículos ideais para os trabalhos. O mesmo acontece no transporte de madeira, onde os tipos de carretas estão diretamente ligados à agilidade, eficiência e facilidade dos trabalhos. Tecnicamente, a escolha do veículo ideal deve seguir três critérios básicos.

O primeiro e mais importante é respeitar a capacidade de carga de cada veículo, visto que o excesso de peso é uma das maiores causas de fatalidade nas estradas. Em segundo, a quantidade de madeira que será transportada. Isso também acaba restringindo os tipos de carroceria adequadas para o trabalho.

Por fim, a distância do local de carregamento e da operação de transporte. Muito além de considerar o tamanho e a capacidade operacional do veículo, também é importante identificar se ele conta com a autonomia e a eficiência necessária para cumprir o trabalho, com economia e produtividade.

Carregar e descarregar com responsabilidade

Essa é uma boa prática que vale para todo tipo de operação de transporte. Basicamente, essa dica pode ser resumida em três pontos muito simples. Primeiro, a organização e responsabilidade na apresentação dos documentos. A burocracia é um aspecto constante no setor de transportes, e ignorar isso só pode trazer problemas à sua gestão.

Em segundo, a contratação de uma equipe qualificada para operar nessa atividade. É preciso se certificar que essas pessoas sejam capazes de realizar o trabalho, não apenas de maneira produtiva e eficiente, mas também de maneira segura e responsável. O transporte de madeiras não admite negligências, visto que qualquer distração pode gerar uma fatalidade.

Por fim, o investimento em bons equipamentos e tecnologias para auxiliar a carga e descarga dos caminhões. No fim das contas, de nada adianta contratar uma equipe responsável e qualificada se os equipamentos são inseguros e defasados, e colocam a vida de todos em risco. Por isso, é preciso considerar esses três pontos para uma operação de qualidade.

Otimizar o empilhamento da carga

Por último, mas também importante, a realização de um empilhamento adequado. Do ponto de vista do transporte e armazenamento, a madeira é uma mercadoria delicada, pois é cilíndrica, mas raramente uniforme. Por isso, é preciso fazer um empilhamento estratégico, que elimine qualquer chance de deslizamento, acidente e fatalidade.

Além do ponto de vista da segurança, o empilhamento adequado também está diretamente ligado à produtividade e faturamento da operação do transporte. Afinal de contas, é preciso encontrar uma forma de conciliar dois critérios fundamentais: a segurança estrutural da pilha, e o aproveitamento máximo do espaço disponível para o transporte.

Como pôde ver, essa operação exige uma série de cuidados para ser considerada produtiva, segura e de alta qualidade. E além das dicas listadas, também vale destacar a importância da utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e do investimento na qualificação dos profissionais, em busca de uma operação cada vez mais segura, prática e eficiente.

Você gostou deste conteúdo exclusivo sobre o transporte de madeira? Então, aproveite para seguir se especializando no mercado, conhecendo mais sobre os diferentes tipos de transporte de cargas no Brasil!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress