O transporte e o armazenamento de produtos alimentícios é uma operação complexa e que pode ser afetada por vários fatores. Para garantir o máximo de segurança, negócios devem estar atentos para sempre manter uma visão completa sobre o estado das suas operações. Uma forma de fazer isso é investindo na rastreabilidade de alimentos.
Investir na rastreabilidade de alimentos ajuda o negócio a ter mais segurança na manipulação de mercadorias. Além disso, reduz os riscos da empresa ficar fora da legislação do setor. Portanto, esse é um gasto que deve ser considerado estratégico, por reduzir riscos e melhorar a competitividade da marca.
Se você quer saber mais sobre o tema e como adotar a rastreabilidade de alimentos na sua cadeia de logística, confira o post a seguir!
O que é a rastreabilidade de alimentos?
Rastreabilidade de alimentos é o termo utilizado para definir um conjunto de rotinas e mecanismos que ajudam uma empresa a acompanhar todas as etapas de transporte de um produto, da linha de produção até o consumidor final. Ela é obtida por meio de mecanismos de identificação (como códigos de barras ou QR Code), que permitem a identificação de cada alimento e a sua vinculação a um lote de fabricação. Desse modo, será mais fácil entender os caminhos que uma mercadoria passa antes de chegar até a casa do cliente e executar operações de mitigação de riscos.
Por que esse processo é importante?
Como apontamos, o investimento na rastreabilidade de alimentos deve ser tratado como um gasto estratégico. Afinal de contas, ele é crucial para colocar o negócio em linha com as normas do mercado e, ao mesmo tempo, reduzir as chances de problemas na cadeia de produção acontecerem. Confira a seguir como isso impacta no dia a dia da sua empresa!
Mais transparência
Uma empresa que consegue rastrear todas as etapas do processo de produção de alimentos ganha maior nível de transparência em relação à sua concorrência. A marca poderá avaliar continuamente o estado das suas operações e como elas influenciam no seu sucesso. Ao mesmo tempo, conseguirá entregar para os seus clientes dados precisos sobre o seu processo de manuseio, transporte, fabricação e armazenamento de mercadorias.
Maior segurança
A rastreabilidade de alimentos também torna a empresa mais segura. Afinal de contas, haverá uma visão abrangente sobre o estado de todas as suas rotinas e produtos. Isso torna a identificação e a correção de problemas mais ágil, o que minimiza o seu impacto.
Mais facilidade para automatizar rotinas
A automatização se tornou fundamental nas rotinas de armazenamento e transporte de produtos. Ela ajuda negócios a reduzirem custos, prazos e falhas. Ao adotar uma cadeia de produção totalmente rastreável, a marca pode integrar os seus dados a ferramentas de automatização de logística, minimizando o prazo para o manuseio, o armazenamento e o transporte de qualquer mercadoria.
Maior agilidade no tratamento de produtos ou em caso de recall
A agilidade no tratamento de produtos é fundamental para manter negócios competitivos. Com a rastreabilidade, ela é feita com mais facilidade e precisão. Isso se traduz em um fluxo de trabalho mais ágil na identificação de erros, realização de recalls e otimização de atividades.
Mais alinhamento com padrões internacionais de qualidade
Ter uma cadeia operacional em que a rastreabilidade está presente também permite à empresa se manter alinhada com as normas locais e internacionais de qualidade e logística. Para a marca, isso será um grande diferencial: além de manter-se livre de multas e processos judiciais, o negócio também conseguirá certificações de qualidade.
Como implementar uma cadeia operacional com rastreabilidade de equipamentos?
Para implementar uma rotina de rastreabilidade de alimentos, o negócio precisa modificar um conjunto de rotinas internas. Além disso, deve fazer o investimento em tecnologias adequadas ao seu fluxo de trabalho. Confira como fazer isso a seguir!
Siga as normas legais brasileiras e internacionais
A principal forma de adotar corretamente uma rotina de rastreabilidade de produtos é a partir das normas sanitárias e regulatórios dos mercados em que a empresa está presente. No Brasil, esse tema é regulamentado principalmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) por meio de duas normas:
- a Instrução Normativa Conjunta INC N. 2/2018, que define normas de rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva, o modo de armazenar alimentos frescos e os processos que devem ser adotados pelos varejistas e pelos produtores;
- a Resolução de Diretoria Colegiada RDC N. 24/2015, que dispõe de rotinas para o recolhimento de alimentos e as comunicações que devem ser feitas à Anvisa e aos consumidores em caso de problemas, além da distribuição de responsabilidades ao longo da cadeia produtiva.
Adote tecnologias de gestão de cadeias operacionais
Toda empresa que investir na rastreabilidade de alimentos deve ter tecnologias que auxiliam na gestão das suas cadeias operacionais. As principais são os mecanismos de identificação e armazenamento de dados. Eles permitem ao negócio saber qual o lote do produto, a sua data de validade e outros detalhes relevantes para o armazenamento, transporte e manejo.
Tenha mecanismos de identificação adequados
Além de boas tecnologias de gestão e manuseio, a empresa também deve utilizar tecnologias de identificação adequadas com cada tipo de produto. As principais são o QR Code e o código de barra. A escolha entre ambos deve ser feita considerando o tipo de mercadoria, a sua embalagem e os locais de transporte e armazenamento.
Adote medidas preventivas
O negócio também deve implementar processos de prevenção de riscos. Essas medidas precisam ser utilizadas em paralelo ao rastreamento de produtos, mitigando riscos que influenciam na segurança da cadeia operacional. Desse modo, os times podem manter boas práticas, que reduzem as chances de interrupções no fluxo de trabalho ou recalls acontecerem. As atividades que ajudam nesse sentido incluem:
- o bom manejo dos produtos durante o seu armazenamento e transporte;
- a adoção de práticas de controle de pragas que sejam sustentáveis;
- a identificação com qualidade de cada lote.
Investir na rastreabilidade de alimentos é um passo básico para ter sucesso quando falamos do transporte e do armazenamento de produtos alimentícios. Afinal, isso é uma rotina que mantém o negócio alinhado com os padrões do mercado e que mitiga riscos operacionais. Por isso, não deixe de garantir a competitividade da sua marca por meio dessa prática!
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