A embreagem do caminhão é uma das peças fundamentais para o funcionamento do veículo. Ela acopla o motor ao câmbio, permitindo a transferência consistente de torque — e tornando a troca de marchas uma operação leve. Mas, se mal utilizada, pode levar o motorista a ter gastos excessivos em seu dia a dia, prejudicando os lucros da transportadora.
Para evitar problemas e prolongar a vida útil da embreagem do caminhão o motorista deve ser treinado para adotar várias práticas de direção econômica. Além disso, o negócio deve implementar rotinas de manutenção preventiva, que reduzem o impacto de processos de direção excessivamente pesada. Assim, a empresa poderá reduzir o custo dos seus fretes e de suas operações como um todo.
Veja a seguir como prolongar a vida útil da embreagem do seu caminhão!
Por que é importante ter cuidado com a vida útil das peças de um veículo?
Ter uma frota de veículos não é algo simples. O gestor de logística deve estar atento aos processos de manutenção, reduzir os custos de incidentes e ainda manter os times engajados no padrão de qualidade operacional adotado pela marca. Ao mesmo tempo, deve sempre buscar as melhores rotas e investimentos para se manter competitivo.
Nesse contexto, prolongar a vida útil de cada equipamento deve ser uma prioridade. Afinal de contas, isso traz benefícios que ajudam em todos os processos do negócio a médio e longo prazo. Confira a seguir os principais!
Menor necessidade de reparos
Todo automóvel conta com peças que apresentam desgaste conforme são utilizadas. Algumas terminam o seu ciclo de vida com mais agilidade, como é o caso dos pneus, e outras demandam um prazo maior para serem trocadas. A embreagem de caminhão é uma delas.
Quando o uso do veículo é feito com os cuidados corretos, as peças sempre apresentarão uma vida útil mais ampla. Isso é fundamental para o negócio ter sucesso a médio e longo prazo: com trocas menos frequentes, os veículos terão um índice de disponibilidade maior, o que contribui para tornar a empresa mais competitiva.
Redução de custos
A redução de custos é outro fator que deve ser levado em conta quando falamos em medidas para prolongar a vida útil de qualquer equipamento. Ter um processo de direção econômico e rotinas de manutenção bem formuladas ajuda a empresa a maximizar a duração de todas as peças de um automóvel. Assim, o intervalo entre as trocas será maior.
Ao mesmo tempo, as chances de problemas acontecer cairão. Isso contribui para diminuir a necessidade de trocas não programas. E, como muitas dessas trocas apresentam um custo maior, evitá-las também ajuda a minimizar gastos.
Maior retorno sobre os investimentos em infraestrutura
Investir em medidas que tornam a vida útil do equipamento maior também traz mais retorno sobre o investimento em infraestrutura de transporte de cargas da empresa.
Os recursos serão mais bem aproveitados ao longo do seu ciclo de vida, ou seja, o negócio poderá gerar mais lucros com os seus veículos. Portanto, treinar times para cuidarem bem da embreagem do caminhão é garantir mais lucros para a empresa.
Como aumentar a vida útil da embreagem caminhão?
Existem várias medidas que podem ser tomadas para prolongar a vida útil da embreagem do caminhão. Elas envolvem o modo como o veículo é utilizado e as manutenções são feitas. Juntas, elas contribuem para a queda no desgaste das peças e a ampliação do intervalo entre trocas.
Confira algumas medidas que podem ser tomadas com esse objetivo a seguir:
- elimine vícios de direção — uma prática comum entre vários motoristas é utilizar a embreagem para segurar o veículo, mas essa medida deve ser evitada, uma vez que ela prejudica o disco e leva ao seu desgaste prematuro;
- utilize a embreagem nos momentos corretos — a troca de marchas deve sempre ser feita de maneira sequencial, garantindo que as peças sempre sejam utilizadas do modo mais adequado e dentro dos padrões do fabricante;
- faça manutenções preventivas — manutenções preventivas ajudam a prolongar a vida útil de equipamentos, auxiliam na identificação antecipada de problemas e reduz incidentes;
- libere o pedal no tempo certo — toda embreagem conta com uma forma certa de ser solta e, entender qual é esse momento ajuda o motorista a economizar no consumo de combustível e evitar o desgaste prematuro da peça;
- não utilize a embreagem como apoio para o pé — utilizar a embreagem como apoio de pé é uma das piores medidas que podem ser adotadas pelo motorista, uma vez que isso reduz a vida útil e afasta o platô do disco, além de causar o lixamento da peça;
- evite trafegar com excesso de peso — além de ser uma medida que amplia o consumo de combustível e pode levar a empresa a ter multas, o excesso de peço sobrecarrega a embreagem e pode danificá-la;
- treine os colaboradores — isso ajudará toda a equipe a sempre trabalhar dentro de um elevado padrão de qualidade.
Como ter uma rotina de manutenções preventivas robusta?
A manutenção preventiva é a melhor medida que uma empresa de transporte de cargas pode tomar para prolongar a vida útil de peças como pneus, carrocerias e embreagens. Mas, para dar certo, ela deve ser bem programada. Entre as medidas que podem ser tomadas para que toda a frota passe por boas manutenções preventivas, podemos apontar:
- conheça o perfil da frota;
- tenha um controle sobre a troca de peças;
- programe a troca de peças antecipadamente para reduzir custos;
- use indicadores de qualidade para averiguar o impacto das medidas.
A gestão de frotas é um processo complexo e que pode dar errado com muita facilidade. Para se prevenir e reduzir riscos, gestores devem estar atentos às tendências e boas práticas do mercado: investindo estrategicamente em TI e buscando rotinas que prolongam a vida útil das peças é possível aproveitar melhor os recursos e garantir competitividade.
Nesse sentido, cuidar da embreagem do caminhão é algo que deve estar presente no dia a dia de todos os times que lidam com os veículos. Afinal de contas, essa é uma peça fundamental para as operações de transporte de cargas. Por isso não deixe de seguir as dicas que trouxemos neste texto!
Gostou da dica deste texto? Então assine já a nossa newsletter e receba nossos posts em primeira mão!