Veja aqui como escolher embalagem na logística!

Embalagem-Logistica

A utilização de embalagem na logística assume diversas funções em todo o processo de comercialização. Desde o transporte até a exposição dos produtos no ponto de venda, esse elemento cumpre papéis importantes.

Por esse motivo, é fundamental pensar nas formas que o produto vai interagir com a embalagem durante o transporte. Analise quais características físicas, dimensões, rigidez e formato garantem a proteção da mercadoria contra eventuais danos.

Preparamos este artigo com o intuito de que você conheça mais sobre o assunto e faça uma escolha com segurança. Continue lendo e confira todos os detalhes!

Quais são os principais tipos de embalagem na logística?

É importante destacar que, para fins de transporte, cada tipo de embalagem deve reunir propriedades que propiciam:

  • a indicação do vendedor;
  • a proteção dos produtos;
  • o armazenamento da carga;
  • a inscrição de informações de venda; e
  • a movimentação e o manuseio seguro.

Por isso, existem diversos modelos que são utilizados de acordo com as especificações de cada mercadoria. Veja na sequência quais são os principais.

De papel

Diferentemente do papelão, o papel utilizado em embalagens é aquele com gramatura até 63 g. A sua aplicação não é tão comum no setor logístico devido à maleabilidade e delicadeza do material. Contudo, essa é a embalagem adotada por empresas do varejo de sapatos.

Esse material tem boa performance quando empilhado no estoque e é de fácil montagem. Assim como outras opções, o seu peso não interfere de forma considerável no preço do frete, portanto é bastante econômico. Além disso, o papel é visto como um componente sustentável, já que pode ser reaproveitado em outras funções e ou transformado em papel reciclado.

De madeira

Na classificação dos tipos de embalagens, as caixas de madeira assumem duas classes diferentes. Em primeiro lugar, são enquadradas no quinto nível. No âmbito logístico, essas embalagens são utilizadas com maior frequência em trajetos longos ou viagens internacionais. Nesse caso, o seu porte é maior para acumular várias mercadorias dentro de um mesmo lote.

Além disso, também são primárias ou de primeiro nível. Estamos falando das caixas usadas no transporte e estocagem de produtos de origem agrícola. Em geral, são utilizados modelos padronizados a fim de manter a uniformidade no peso e na quantidade de itens.

Esse é um modelo que possibilita a circulação de ar e, ao mesmo tempo, é favorável à proteção dos alimentos, os quais são bastante suscetíveis a umidade e oscilação de temperatura, por isso é recomendado utilizar um invólucro que atenda a todas as especificações.

De papelão

Essa é a opção mais comum para as empresas que desejam enviar os seus produtos com segurança. O papelão é um material que apresenta inúmeras vantagens, como a sua maleabilidade para a montagem e o acondicionamento de produtos.

Além do modelo tradicional, as embalagens fabricadas com esse material são adaptáveis aos mais variados tamanhos e formatos para facilitar a sua utilização. Há também a possibilidade de personalizar a descrição da sinalização para o manuseio e etiquetas com as informações de frete.

A sua resistência a danos e o seu baixo custo de aquisição representam vantagens para empresas que têm interesse em empregar esse material no seu processo de transporte.

De plástico

O plástico é aplicado em diversos modelos de embalagem. Existem caixas, tambores e até mesmo estrados fabricados com o intuído de serem utilizados no processo de armazenagem. Já no transporte, a sua aplicação na cadeia logística demanda cuidados em relação ao produto.

Envelopes e outros invólucros fabricados com esse material não protegem a mercadoria contra quedas ou choques. Por isso, é necessário restringir o seu uso a produtos que não são suscetíveis a avarias durante o transporte. Um dos exemplos mais comuns são os itens de vestuário, os quais são enviados para seus clientes com essa solução.

Uma das vantagens para os varejistas é a leveza do material, o que ajuda a minimizar os custos com frete. O plástico também tem utilidade na logística reversa, caso haja necessidade de troca ou o cliente opte por devolver o pedido.

Além disso, há espaço para inovações quanto ao design, o que permite a utilização de alças, logomarcas e cores que remetem à marca. Essa é uma prática que utiliza a embalagem na logística como estratégia de marketing com o objetivo de criar conexões com possíveis consumidores.

Como escolher a embalagem ideal para cada produto?

Devido a sua importância para o andamento do processo logístico, a escolha da embalagem mais adequada é considerada uma decisão estratégica. Isso quer dizer que tem valor desde a operação de distribuição até a construção de um relacionamento sólido com o mercado. Por isso, recomendamos seguir alguns critérios para decidir qual é a melhor opção:

  • risco de acidentes: sob o ponto de vista da legislação de transportes, o vazamento de produtos químicos é considerado uma infração grave. Portanto, o gestor deve pensar em formas de prevenir esse cenário que resulta em contaminação da natureza e representa um risco à saúde;
  • impacto ambiental: a sustentabilidade é um aspecto que ajuda as empresas a se destacarem perante os seus competidores. Somado a isso, o consumidor está cada vez mais consciente das suas escolhas que podem comprometer o meio ambiente. Logo, adote embalagens que representam esses ideais.
  • custo financeiro: a qualidade deve ser um dos princípios que orientam a escolha de uma embalagem, contudo é importante avaliar o seu impacto sob o ponto de vista financeiro para evitar o comprometimento da operação;
  • adequação às necessidades do consumidor: é importante pensar como essa embalagem vai interagir com o cliente. Considere quais são as múltiplas funções que as embalagens assumem. Em primeiro lugar, está a armazenagem do produto, porém a empresa pode usar da sua criatividade para inovar no design e aumentar a sua atratividade.

Proteção e conservação dos produtos são as palavras-chave quando pensamos na atividade de movimentação de mercadorias. Porém, é importante lembrar de que essa escolha da embalagem na logística influencia a atividade de marketing. Portanto, foque em inovação e segurança para guiar a sua decisão.

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