O controle do abastecimento é um dos fatores mais importantes para a boa gestão de uma frota. Mas, afinal de contas, você sabe como escolher combustível para caminhão? Apesar de parecer simples, essa tarefa exige muito mais atenção que as pessoas pensam.
Por isso, preparamos este artigo completo sobre o tema. Aqui, você conhecerá os diferentes combustíveis para os caminhões, conhecerá quatro dicas para o abastecimento correto, e entenderá a importância da escolha do combustível ideal para a produtividade da sua operação. Então, não perca tempo e acompanhe!
Os diferentes combustíveis para caminhão
Todos sabemos que o diesel é o protagonista no abastecimento dos caminhões. É claro que existem soluções alternativas, sobretudo em uma indústria cada vez mais voltada para a sustentabilidade. Ainda assim, por enquanto, o diesel segue sendo o destaque nas bombas dos postos de combustível.
Entre essas alternativas, destacamos soluções como o óleo vegetal hidrogenado, o biodiesel, o biogás, o gás natural, o bioetanol e, claro, a eletricidade. Para muitos, a eletrificação é o futuro das malhas veiculares, e a própria Scania já desenvolve iniciativas nesse sentido, com modelos híbridos e elétricos.
No entanto, neste artigo, queremos dar um enfoque maior para as soluções que fazem parte da realidade da maioria dos caminhoneiros e frotas no Brasil — e esse combustível é o Diesel. Atualmente, essa solução é disponibilizada em três categorias específicas: a S-10, a S-500, e a S-1800.
Diesel S-10
Com menor concentração de enxofre, o diesel S-10 é o principal combustível no abastecimento urbano. Como sugere o nome, sua composição apresenta apenas 10 ppm de enxofre, 10 partículas por milhão. Por conta disso, é o diesel mais amplamente vendido, estando disponível tanto nos postos urbanos como nos rodoviários.
Diesel S-500
Acessível e funcional, o S-500 é o combustível diesel mais barato do mercado, sobretudo se comparado ao S-1800 e ao S-10. Embora seja mais poluente que o S-10, é um combustível frequentemente utilizado por grande parte dos caminhões, sendo, inclusive, recomendado apenas para os veículos fabricados até 2012.
Diesel S-1800
Por fim, o diesel com finalidade industrial. Como sugere o nome, é a opção com a maior concentração poluente do mercado. Por essa razão, seu uso é proibido a todos os veículos, com exceção apenas para os equipamentos, máquinas e caminhões da indústria ferroviária, mineradora, termelétrica e por aí adiante.
3 dicas sobre como escolher combustível para caminhão
No fim das contas, o que importa não é a escolha do tipo, mas a qualidade do combustível. Afinal de contas, a categoria do diesel é muito uma questão de compatibilidade. Em caminhões mais novos, fabricados a partir de 2012, e com muita circulação urbana, a opção ideal é o S-10.
Para os caminhões fabricados antes de 2012, a recomendação é o S-500, que até hoje, se consolida como o diesel mais barato do mercado. Por fim, há o S-1800, restrito a veículos de atividade industrial, e vetados do abastecimento urbano. Por isso, o dilema não está no tipo do combustível, mas na sua qualidade.
Abaixo, listamos 3 dicas essenciais para garantir abastecimentos de qualidade ao seu caminhão!
1. Identifique postos de confiança
Um dos maiores problemas em toda essa questão são os abastecimentos com combustível adulterado, em que o estabelecimento altera a composição do combustível, reduzindo sua concentração e, ilegalmente, lucrando com isso. A diferença é pouca, mas no longo prazo pode resultar em uma série de problemas para o caminhão.
Por isso, é muito importante encontrar postos de confiança, bem reputados em cada região, e desenvolver uma relação de confiança com esses estabelecimentos. Muitas vezes, isso quer dizer ignorar o menor preço, e priorizar a garantia de que você está preservando a vida útil do seu caminhão.
2. Confira e conheça as bandeiras
No segmento de postos, você já deve ter notado que existem os embandeirados, e os bandeiras brancas. Os embandeirados são franquias de marcas renomadas e consolidadas, tanto no mercado brasileiro como no internacional. Por isso, são estabelecimentos que contam com uma rede maior de confiança e auditabilidade.
Os postos bandeira branca são os estabelecimentos de marca própria. Isso, por si só, não quer dizer que sejam menos confiáveis. No entanto, é inegável que postos de franquia recebem uma pressão muito maior para se “manterem na linha”, em conformidade com uma série de regras, inspeções, auditorias e compliances.
3. Priorize a confiabilidade em detrimento do preço
Essa é uma dica delicada. Afinal de contas, não só o Brasil, mas o mundo inteiro está atravessando um período de alta no preço dos combustíveis, e o diesel é justamente um dos maiores custos do orçamento de uma frota. No entanto, quando se trata de combustível adulterado e mais barato, o barato geralmente sai caro.
Isso ocorre por conta da aceleração do desgaste. Com o combustível adulterado, o conjunto mecânico trabalha de maneira desarmônica, exigindo mais das peças para realizar o deslocamento. O resultado disso é a aceleração do desgaste, que leva a problemas, manutenções corretivas, ociosidade e gastos.
A importância da escolha do combustível ideal
Imagine o motor como um coração, e o combustível como o sangue. Apesar de estranha, essa analogia é pontual para mostrar a importância de um combustível limpo e tecnicamente adequado. Com uma substância adulterada, o conjunto mecânico opera em sobrecarga, acelerando o desgaste e antecipando problemas.
Os problemas, por sua vez, trazem gastos e perda de produtividade. Por isso, é tão importante ignorar o argumento do “menor preço possível” na hora de abastecer, pois essa decisão precipitada pode levar a prejuízos entre o médio e longo prazo.
Na realidade, os “sintomas” de um abastecimento adulterado surgem até mesmo no curto prazo, antes mesmo de uma pane mecânica. Por ser uma mistura, o motor exige mais da substância para realizar o deslocamento. Em outras palavras, o veículo se torna mais gastão, consumindo muito mais por quilômetro rodado.
Além do maior consumo, o combustível adulterado também influencia na aceleração do veículo, que fica anestesiada. Afinal de contas, a mistura que chega na câmara de combustão não é tão explosiva e eficiente quanto o combustível puro, resultando em menor explosividade e aceleração no deslocamento.
Agora que você sabe essas dicas básicas, mas importantes, sobre como escolher combustível para caminhão, aproveite para seguir se atualizando no tema. Para isso, basta assinar a nossa newsletter!