Confira 5 dicas de como evitar o desgaste do caminhão

Segurança, economia e durabilidade. Hoje, falaremos sobre um tema fundamental para os gestores de plantão. Afinal de contas, você sabe como evitar o desgaste do caminhão? Pois bem, é isso que você aprenderá nesta leitura.

O nosso objetivo é explicar a importância de adotar certos cuidados na sua rotina com o caminhão. Para isso, listamos as cinco melhores dicas no tema, e demonstramos os benefícios de adotar essas práticas na sua operação. Então, não perca tempo e acompanhe!

A importância de adotar cuidados com o veículo

Diferentemente de um veículo de passeio, um caminhão é uma máquina de trabalho. Por isso, é do interesse da gestão que esse veículo apresente boas condições, pois pode minimizar o tempo ocioso, e ampliar o período produtivo, reduzindo custos, e elevando o faturamento da sua gestão.

Para alcançar essa disponibilidade, é importante adotar uma mentalidade preventiva, focada em boas práticas e cuidados, considerando fatores como abastecimento, pilotagem, carregamento e manutenção. Por isso, elaboramos este material exclusivo no tema, listando as cinco melhores dicas de preservação.

As 5 melhores dicas para evitar o desgaste do caminhão

Por serem máquinas de uso constante, os caminhões estão, naturalmente, propensos ao desgaste. Apesar disso, existem dicas práticas que podem manter esses veículos rodando por mais tempo, desde que se evite a proliferação do desgaste, e priorize a durabilidade do conjunto mecânico. Dê uma olhada!

1. Priorize os cuidados com os pneus

Apesar de não serem componentes mecânicos, os pneus influenciam muito a vida útil de um caminhão. Quando esses itens são negligenciados, rapidamente ficam gastos. O problema não é o desgaste em si, mas o desgaste desarmônico entre os diferentes pneus e lados, prejudicando a dirigibilidade, desempenho e suspensão.

Quando há esse desequilíbrio, os motoristas notam prejuízos na condução, que são riscos tanto à segurança quanto ao orçamento da operação. Para evitar isso, é importante adotar a direção defensiva, priorizar rotas bem pavimentadas, calibrar semanalmente, e se manter atento ao desgaste exagerado em cada pneu do caminhão.

2. Adote a direção defensiva

Apesar do nome, a direção defensiva abrange muito mais do que apenas a segurança nas estradas. Na realidade, com acelerações mais suaves, a preservação da velocidade, e frenagens mais lineares, o motorista acaba preservando o conjunto mecânico, já que exige menos do motor para realizar o deslocamento.

E isso também significa economia. Por exigir menos do conjunto mecânico, o veículo consome menos combustível, que é um dos principais custos da operação. Por fim, a direção defensiva é fundamental para aprimorar a segurança no trânsito, reduzindo as chances de acidentes, prejuízos e fatalidades.

3. Evite rodar em sobrecarga

Nós entendemos que o setor de transportes é altamente competitivo, técnico e exigente. Para atender prazos apertados e condições rigorosas, muitas vezes, os transportadores se submetem a situações arriscadas, para não perder os contratos, como rodar em sobrecarga.

No entanto, é importante entender que essa medida é extremamente prejudicial no médio e longo prazo. A sobrecarga é um excesso operacional para o qual o veículo não foi projetado. Mecanicamente, isso não é perdoado e, mais cedo ou mais tarde, acaba se manifestando na forma de um desgaste avançado.

4. Atenda as revisões programadas com disciplina e regularidade

Ignorar o calendário de manutenções é uma das piores negligências que você pode cometer na gestão de uma frota. Além de criar riscos desnecessários para a operação, essa negligência também implica no aumento dos custos e despesas, sobretudo entre o médio e o longo prazo.

Isso acontece porque, ao ignorar as manutenções, você perde a chance de diagnosticar os focos de desgaste. Assim, você perde a oportunidade de solucionar o problema. A negligência custa caro, pois o desgaste cresce, sobrecarrega outras peças, e prejudica outros componentes, exigindo mais reparos e substituições.

5. Abasteça priorizando a confiabilidade, não o preço

Nós entendemos que os preços estão elevados. Mas, no longo prazo, poucas coisas são tão prejudiciais quanto meses de abastecimento adulterado. Com o combustível ruim, o motor opera em sobrecarga, pois não consegue extrair a mesma eficiência energética que teria com um combustível puro e adequado.

Por conta disso, o conjunto mecânico apresenta um desgaste acelerado. Além disso, a substância inadequada pode ser misturada com produtos abrasivos e prejudiciais às superfícies internas do motor, acelerando a oxidação e criando sérios riscos à durabilidade mecânica do seu caminhão.

Para evitar isso, é importante abastecer apenas em postos que aproveitam de boa reputação e confiança no mercado. Assim, você minimiza as chances de um abastecimento adulterado, e roda tranquilo, com a certeza de que os seus veículos estão operando de maneira eficiente e produtiva nas estradas.

As vantagens de adotar esses cuidados

Durabilidade, produtividade e economia. Em nossa visão, essas são as principais vantagens de adotar boas práticas e cuidados no dia a dia com os seus caminhões. Abaixo, listamos cada um desses pontos em mais detalhes!

Durabilidade

Combinando direção defensiva e obediência ao calendário de manutenções, além de mentalidade preventiva, o resultado é uma frota muito mais produtiva, robusta e durável. Esse ganho em vida útil é fundamental para a sua gestão, pois reduz a necessidade de modernização da frota por aumentar a longevidade dos caminhões.

Produtividade

Quando os veículos estão em boas condições, isso reflete no bem-estar de quem assume o volante. Afinal, existem menos receios quanto a uma quebra ou pane. Isso melhora a eficiência e produtividade dos motoristas, e eleva a satisfação profissional, pois evita a frustração de rodar com a máquina cheia de vícios e desgastes.

Economia

Por último e também importante, a economia de curto, médio e longo prazo. Com um caminhão “saudável”, é possível otimizar os custos da frota e da sua operação. Afinal, é um fato que caminhões em boas condições consomem menos combustível, e exigem menos reparos e manutenções. Por isso, acima de tudo, preservar a frota é um interesse da própria gestão.

Para encerrar, também vale destacar a segurança nas estradas. Caminhões com tudo em dia são veículos de condução segura, confiável e previsível. Por outro lado, máquinas sem manutenção são um perigo nas rodovias, pois podem apresentar problemas críticos em momentos cruciais da condução.

Agora que você sabe as melhores dicas para evitar o desgaste do caminhão, aproveite para seguir aprendendo sobre o assunto. Para isso, basta curtir a nossa página oficial no Facebook.

Compartilhe este post

plugins premium WordPress