Na prestação de serviços de transporte, a flexibilidade logística é frequentemente apontada como um fator essencial na satisfação dos clientes. Por isso, as empresas estão cada vez mais conscientes do papel desse elemento na conquista de novas oportunidades de negócios.
Isso faz com que as transportadoras implementem medidas que ajudam a criar um ambiente propício à flexibilidade e inovação. Parte desse esforço tem origem na busca por soluções mais atrativas que ajudam a ampliar a participação no mercado logístico.
Por isso, listamos quais iniciativas podem ser adotadas para que seja possível otimizar o processo de distribuição e o relacionamento com o mercado. Acompanhe para conhecer todos os detalhes!
O que é flexibilidade logística?
Flexibilidade logística é um conceito relativamente novo nesse cenário. Não estamos falando de flexibilidade com o intuito de resolver imprevistos ou realizar o envio de pedidos urgentes.
O termo flexibilidade é usado para descrever uma estratégia que faz parte da cultura da empresa e é criada com base em análises do comportamento e expectativas dos clientes. Esse estudo ajuda a direcionar os esforços da empresa para adotar as funções que ajudam a aumentar a satisfação.
Por esse motivo, o conceito mais aceito entre os profissionais da área descreve a flexibilidade logística como a capacidade dos empreendimentos de se adaptarem a diferentes situações.
Isso inclui melhorias internas que são consequências de mudanças no ambiente em que atuam. Há também casos em que a flexibilidade é proativa no sentido de criar melhorias que, consequentemente, serão bem-avaliadas pelos clientes.
Uma das suas principais características é o processo cíclico no qual as inovações são implementadas conforme a necessidade para refletir as demandas do mercado. Ao sentir que um processo não é mais compatível ou não faz sentido financeiramente, a transportadora pode optar por encerrar essa operação. Assim, o gestor tem condições de focar no que oferece maior valor aos clientes no momento atual.
Como colocar em prática na empresa?
No mercado de transportes a competição pode ser excessiva, contudo, uma das formas de tornar a sua empresa mais atrativa é exceder as expectativas dos clientes. Movimentar a carga do ponto A ao ponto B é o mais básico dos princípios desse setor, porém, pergunte-se o que mais é possível oferecer?
Questione qual necessidade dos seus clientes não está sendo atendida em sua totalidade. Quando tiver a resposta, comece a avaliar o potencial de colocar essa ideia em prática. Enquanto você reflete sobre o seu cenário interno, nós temos algumas sugestões que podem ser úteis para quem está começando.
Ofereça serviços diversificados
A distribuição de mercadorias é a base do processo logístico, entretanto as empresas que vão além dos serviços básicos são capazes de conquistar resultados significativos. Por esse motivo, as transportadoras oferecem a opção de armazenamento temporário das mercadorias que serão enviadas ou foram devolvidas.
Esse é um serviço que reduz os custos já que o produto não precisa retornar para a origem. Outra opção é a consolidação de cargas para otimizar a capacidade do veículo e, assim, tornar as viagens mais ágeis.
Além da gestão logística, há empresas que focam no abastecimento e, portanto, são essenciais para o andamento da cadeia de suprimentos em todas as etapas.
Adote modais de transporte diferentes
Embora a maioria das mercadorias que circula pelo país utilize as nossas estradas, há espaço para desenvolver outros modais de transporte. Em termos de acessibilidade esse modal é mais vantajoso devido ao tamanho da malha rodoviária.
Contudo, outros critérios devem ser levados em consideração. Por exemplo, se o cliente exige agilidade na entrega e está disposto a arcar com os custos, o frete aéreo é a melhor solução.
Esse modal vem conquistando espaço nos últimos anos devido ao prazo de entrega reduzido e a diminuição dos custos logísticos. O modelo aquaviário também está disponível e a configuração é compatível com o transporte de produtos para regiões que dependem da movimentação fluvial.
Portanto, avalie essa opção com base no valor para os clientes e os custos operacionais para colocar esse serviço em pleno funcionamento.
Foque na gestão de estoque
O procedimento de gerenciamento de estoque é um dos pilares do atendimento aos clientes. Inclusive, a disponibilidade de materiais ou mercadorias é essencial para garantir a flexibilidade no processo de vendas.
Pensando nisso, é importante desenvolver mecanismos de controle para prevenir a ruptura de estoque. Essa ocorrência causa a falta de produtos disponíveis e, com isso, resulta na insatisfação dos compradores.
Para que isso aconteça é recomendado estudar a demanda, bem como utilizar o estoque de segurança para evitar esse problema.
Terceirize o processo de transportes
A terceirização já não é uma tendência, mas sim um elemento sólido do processo logístico. Isso quer dizer que a contratação de transportadoras especializadas nessa atividade permite que a empresa mantenha o foco na sua operação interna.
Além da experiência, uma transportadora já dispõe de todos os recursos necessários para realizar as entregas com segurança e qualidade. Outro aspecto positivo é a possibilidade de personalizar os serviços de acordo com a sua demanda.
Isso também aumenta a flexibilidade, uma vez que, as soluções oferecidas são desenvolvidas de acordo com as expectativas de quem as contratou.
Invista em novas tecnologias
A transformação digital que as empresas estão vivenciando é um dos maiores motivadores para:
- contar com sistemas de gestão integrada;
- adotar equipamentos de monitoramento dos veículos e da carga;
- implementar sistemas de roteirização para criar o trajeto mais ágil;
- possibilitar a compartilhamento de informações sobre o andamento da entrega.
A disponibilidade de um aparato moderno ajuda a tornar a operação mais flexível e capaz de lidar com variáveis do processo logístico. Isso reduz a incerteza do ambiente em que atuam e geram uma rápida transformação no processo de gestão.
O objetivo da flexibilidade logística é oferecer uma resposta rápida e organizada aos imprevistos que surgem durante a movimentação de mercadorias. Contudo, essa é principalmente uma iniciativa para tornar o atendimento dos clientes mais qualificado e eficiente.
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