É importante que o caminhoneiro saiba qual carga priorizar, uma vez que, a depender do tipo, será necessário investir em uma carroceria diferente para levar os produtos até o seu destinatário. Por isso, conhecer diferentes tipos é importante para saber o que melhor vale a pena no seu caso.
Neste texto, explicaremos o que é a carga seca ou refrigerada, mostrando as principais características, vantagens e tipos de caminhão utilizados em cada uma delas. Além disso, mostraremos como escolher o melhor tipo para investir na sua frota, para que você tenha uma maior lucratividade e eficiência. Confira!
O que é a carga seca?
Cargas secas são aquelas que não necessitam de um tipo especial de condução, como manter os produtos em uma temperatura adequada. Fazem parte delas produtos industrializáveis e não perecíveis, como materiais de construção, produtos de limpeza e alimentos que só estragam após a validade.
Elas são as mais comuns de serem transportadas, principalmente por conta da variedade de produtos que entram como carga seca, além da economia em não ter que investir em um tipo de carroceria específica para conduzir essas mercadorias. Elas podem ser transportadas em caminhões baú, carretas ou caminhões truck.
Apesar de não precisarem de controle de temperatura ou um horário específico para o transporte, as cargas secas também precisam de certo zelo, já que elas podem se desprender do caminhão ou sofrerem danos, o que pode desagradar o cliente ou o destinatário dos produtos. Dessa forma, é importante se certificar de que elas sejam transportadas em boas condições.
Além disso, as cargas secas podem ser transportadas em diferentes tipos de embalagens, como caixas, fardos e paletes. Tudo depende da mercadoria e de qual seria a melhor maneira de deslocamento e armazenamento desses produtos. Eles também precisam estar bem acomodados dentro do caminhão.
Dentro das cargas secas, também existem as cargas de grande porte, que são bem lucrativas. Elas englobam, geralmente, materiais de construção civil. Entretanto, é importante que você tenha uma carroceria adaptada para esse tipo de produto, já que o espaço a ser preenchido por elas é bem maior. Outra categoria de cargas secas são os tipos a granel, que precisam ser ensacados porque vêm em unidades muito pequenas, como grãos.
O que é a carga refrigerada?
Já as cargas refrigeradas são um tipo também muito conhecido no meio dos transportes. O caminhão usado para transportar esses produtos é o frigorífico, já que ele conta com um sistema que controla a temperatura dentro da câmara, permitindo que os alimentos se mantenham bons para utilização.
É importante ter em mente que um frigorífico não entrega apenas alimentos congelados, mas também qualquer produto que precise ficar em uma temperatura controlada. Por conta disso, é preciso que eles sejam conduzidos por um caminhão que tenha uma carroceria com essa funcionalidade.
Alguns produtos ainda precisam de algumas ferramentas extras para garantir a qualidade deles no momento da entrega. Para levar certas carnes bovinas, por exemplo, é necessário um suporte para que elas fiquem bem acomodadas, ao mesmo tempo em que o controle da temperatura precisa ser o ideal para que elas não percam a sua validade pelo caminho.
Produtos da área farmacêutica, frutas e laticínios também precisam de um caminhão frigorífico, ou similar, para serem transportados. É importante que a transportadora tenha muito cuidado ao carregar esses veículos, já que qualquer danificação nesse sentido pode ocasionar problemas graves.
Outra característica marcante das cargas refrigeradas é que o transporte delas costuma ser curto e rápido, uma vez que, mesmo com um controle climático da carroceria, não é possível manter o produto em plena qualidade por um longo período. Dessa forma, é importante que os fretes sejam feitos a curtas distâncias.
Além disso, a carga precisa estar em conformidade com todas as normas da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, o veículo precisará de mais cuidados, limpezas mais frequentes e manutenções de maior periodicidade para garantir a eficiência da refrigeração e a não contaminação dos produtos.
Como escolher o tipo de carga para investir?
É importante escolher qual tipo de carga você preferirá investir na sua transportadora, uma vez que os produtos precisarão de carrocerias distintas para serem entregues com qualidade ao seu destino. Também é possível separar uma parte da sua frota para entregar os produtos secos ou refrigerados, mas é importante avaliar se essa estratégia vale a pena.
É importante levar em conta os produtos que são comumente requisitados para a sua transportadora. Dessa maneira, você deve investir nesse mercado que já está em crescimento interno. Afinal, ao optar por focar em outro tipo de carga, você poderá perder ou diminuir a qualidade das entregas já feitas, além do risco de não ter demanda o suficiente para suprir esse novo tipo de transporte.
Outro ponto que deve ser observado é a rentabilidade. Carrocerias para cargas secas podem transportar uma maior variedade de produtos, o que permite ao veículo ter menos tempo de ócio. Ao mesmo tempo, pelo cuidado extra, cargas refrigeradas podem ter um custo de frete maior.
Dessa maneira, não existe uma resposta específica para definir qual tipo de carga é a melhor: tudo dependerá de como a sua transportadora está atualmente, além de colocar na balança quais os gastos e os lucros obtidos com cada um desses produtos. E, como apontamos anteriormente, também é válido investir nos dois tipos de carga, mas em proporções inteligentes.
Além de escolher o tipo de carga que será transportado, também é importante definir o tipo de carroceria que será utilizada, uma vez que existem vários modelos para se adaptar às particularidades de mercadorias ou às quantidades de produto que serão entregues em cada frete. Por isso, a pesquisa é fundamental.
Assim, entendendo melhor o que é a carga seca ou refrigerada, além de avaliar alguns tópicos que devem ser levados em conta na hora da sua escolha para a transportadora, você terá um melhor conhecimento sobre qual a melhor maneira de transportar diferentes produtos, conseguindo, dessa forma, uma maior qualidade nas suas entregas.
Independentemente do tipo de carga escolhida, a Real Furgões conta com carrocerias de qualidade para atender às suas necessidades. Entre em contato conosco e saiba mais!